Equipe Supra aponta resistência tripla de Buva no Paraguai (glyphosate, chlorimuron e paraquat)

Publicado em 25/06/2019 11:55

HISTÓRICO DAS PESQUISAS NO BRASIL E PARAGUAI

Em 2016 a equipe Supra Pesquisa e colaboradores confirmou o primeiro caso de resistência da Conyza sumatrensis (Buva) ao herbicida paraquat, na Região Oeste do Paraná, no Município de Assis Chateubriandt, a partir de estudos que foram iniciados em 2014. No ano seguinte foi confirmado pela equipe Supra Pesquisa o caso de resistência múltipla a três herbicidas, glyphosate, chlorimuron e paraquat. A partir de então foi expandido o monitoramento no Paraná, em parceria com cooperativas e HRAC-BR, e simultaneamente suspeitas vinham do Paraguai e as primeiras iniciativas de pesquisa começaram.

A partir de 2017 foram iniciados experimentos em campo, construção de casa de vegetação e estrutura de apoio para as pesquisas no Paraguai. A colaboração da Semillas  Pires e agricultores do Paraguai, somadas ao empenho dos membros da equipe Supra Pesquisa, foram decisivas para que pesquisas de identificação e monitoramento da resistência de Buva e de outras inúmeras plantas daninhas fossem possíveis e consolidadas.

A partir da safra 2016/17 foram iniciadas pesquisas via colaboração da Semillas Pires e agricultores no Paraguai.

Na safra 2017/18, foi comprovada a existência de biótipos de Conyza sumatrensis (buva) apresentando resistência aos herbicidas paraquat, glyphosate e chlorimuron, no Paraguai, caracterizando o primeiro caso de resistência múltipla a herbicidas no Paraguai.

Observando que as pesquisas seguiram os critérios internacionais (www.weedscience.org) e foram reportados oficialmente (aqui).

Confira abaixo o relatório completo feito pela SUPRA Pesquisa, um grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola da Universidade Federal do Paraná, com sede em Palotina:

O SUPRA Pesquisa vem atuando em parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, na execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Com atuação no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e iniciativas no Paraguai. O Supra Pesquisa foi concebido em 2011, formalizado como um Grupo de Estudos na UFPR em Palotina, PR, institucionalizado como Grupo de Pesquisa, com certificação da UFPR e cadastro no diretório do CNPq. Para mais informações, acesse o site da SUPRA Pesquisa

Para mais informações, acesse também o site Mais Soja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Supra / Mais Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário