CNA debate regulamentação do uso de sementes e mudas

Publicado em 25/06/2019 19:05

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (25), de uma reunião para discutir a regulamentação do uso de sementes e mudas.

O encontro foi realizado no Ministério da Agricultura e reuniu entidades, associações de produtores de sementes e mudas, instituições de pesquisa e órgãos estaduais de defesa agropecuária.

Um dos temas da programação foi o Decreto 5.153/2004, que regulamenta o Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM). O coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, defendeu a revisão de pontos do decreto, como os dispositivos que limitam o uso das sementes salvas aos agricultores familiares e por apenas uma safra.

Ele defendeu o uso das sementes salvas por qualquer agricultor, independente do tamanho da área e do número de safras. Na sua avaliação da CNA, a Lei de Proteção de Cultivares (9.456/1997) é a norma adequada para esse tipo de regulamentação e ela garante ao produtor o direito de guardar as sementes e mudas para plantios posteriores.

“A lei não limita o número de safras em que o produtor tem o direito de salvar as sementes para uso próprio, cabendo aos produtores a decisão de realizar quantos salvamentos ele julgar necessários. Qualquer alteração legal deve prevenir o contrabando, de fato, mas não pode restringir ou retirar os direitos dos agricultores”, explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário