CNA analisa custos de produção da tilápia em Santa Catarina

Publicado em 15/07/2019 12:22

Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estiveram na sexta (12), no município de Braço do Norte, em Santa Catarina, para levantar os custos de produção da tilápia.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, cujo objetivo é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na gestão do negócio.

O encontro contou com a participação de produtores rurais, representantes de sindicatos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A assessora técnica da CNA Lorena Pedrosa e a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo, também estiveram no levantamento.

Resultados preliminares do painel apontaram a propriedade modal com área de 1 hectare, dividida em dois viveiros escavados. “A mão de obra é familiar, com Custo Operacional Efetivo (COE) de R$ 4,20/kg. A comercialização é feita por atravessadores e frigoríficos, com preço médio também de R$ 4,20/kg”.

De acordo com Lorena, o produtor de tilápia da região consegue pagar o COE, porém está em processo de descapitalização e acaba não cobrindo o Custo Operacional Total (COT) e nem Custo Total (CT).

Para o produtor e presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, a coleta de dados foi importante para mostrar ao produtor um diagnóstico do trabalho realizado na propriedade.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno