CNA analisa custos de produção da tilápia em Santa Catarina

Publicado em 15/07/2019 12:22

Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estiveram na sexta (12), no município de Braço do Norte, em Santa Catarina, para levantar os custos de produção da tilápia.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, cujo objetivo é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na gestão do negócio.

O encontro contou com a participação de produtores rurais, representantes de sindicatos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A assessora técnica da CNA Lorena Pedrosa e a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo, também estiveram no levantamento.

Resultados preliminares do painel apontaram a propriedade modal com área de 1 hectare, dividida em dois viveiros escavados. “A mão de obra é familiar, com Custo Operacional Efetivo (COE) de R$ 4,20/kg. A comercialização é feita por atravessadores e frigoríficos, com preço médio também de R$ 4,20/kg”.

De acordo com Lorena, o produtor de tilápia da região consegue pagar o COE, porém está em processo de descapitalização e acaba não cobrindo o Custo Operacional Total (COT) e nem Custo Total (CT).

Para o produtor e presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, a coleta de dados foi importante para mostrar ao produtor um diagnóstico do trabalho realizado na propriedade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário