Em reunião do Conselho de Governo, Tereza Cristina apresenta ações para a agricultura e pecuária

Publicado em 13/08/2019 14:10

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta terça-feira (13) da 18ª Reunião do Conselho de Governo, comandada pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. 

Na reunião, a ministra irá apresentar dados da agricultura e pecuária do Brasil, como participação do agronegócio no PIB nacional, destinos das exportações, posição do país no ranking mundial, tecnologias adotadas para aumentar a produtividade e as estratégias do ministério para alavancar a produtividade nacional e também a agropecuária no Nordeste. 

Algumas das informações a serem apresentadas pela ministra mostram que o agronegócio é responsável por 21,14% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No ano passado, as exportações somaram US$ 102 bilhões, valor recorde. O setor agro gera 18 milhões de empregos, 20% da força de trabalho do país. 

No comércio mundial, o Brasil é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas, liderando nas vendas de açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina e carne de frango. Atualmente, o país responde por 6,9% do mercado global agrícola, porém o desafio é ampliar a participação e diversificar a pauta de produtos, com o aumento do comércio de frutas e lácteos. 

As metas para os próximos anos são a produção com sustentabilidade, governança fundiária no campo, promoção da qualidade dos produtos e desenvolvimento e difusão de tecnologias para incrementar a competitividade. 

Conselho de Governo

O presidente Jair Bolsonaro reúne os ministros, periodicamente, para avaliar as ações desenvolvidas e discutir as prioridades da agenda do governo federal.

>> A apresentação da ministra na reunião do Conselho de Governo está disponível no site do ministério (agricultura.gov.br)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário