Aliança Agroeconômica lança segundo relatório com dados econômicos e produtivos do Centro-Oeste

Publicado em 21/08/2019 16:15

Os grandes desafios da agropecuária na região Centro-Oeste do Brasil são apontados no segundo relatório da Aliança Agroeconômica (2º Trimestre de 2019), lançado na primeira quinzena de agosto, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a participação de outras quatro entidades do setor produtivo: Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea); Instituto CNA (ICNA);  Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG).

O relatório, com periodicidade trimestral, é composto de 18 páginas e tem o objetivo de difundir para todo o país dados, informações técnicas, análises e expectativas do agronegócio no Centro-Oeste brasileiro, além de auxiliar o produtor rural e todas as organizações ligadas ao setor agropecuário na hora de tomar decisões.

Para a safra de soja 2019/20, por exemplo, os dados levantados apontaram para um aumento na produção em todo o país. Comparando a estimativa da safra 19/20 com a 18/19, o crescimento foi de 5,3% no Brasil, ou seja, o país pode produzir 6,1 milhões de toneladas a mais de oleaginosas. Para a região Centro-Oeste, maior produtora do grão no país, a estimativa é de 1,7 milhão de toneladas. Principalmente no estado de Mato Grosso, que possui grande quantidade de área de pastagem com aptidão para conversão em agricultura.

O relatório também aponta que a produção de carne bovina dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás representam 39,17% da produção nacional. Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2019 a região Centro-Oeste produziu cerca de 758,7 mil toneladas de carne bovina, valor 5,98% superior ao mesmo período em 2018.

No primeiro trimestre de 2019 comparado a 2018, a produção de Mato Grosso teve um aumento de 12,09% e em Mato Grosso do Sul o aumento foi de 2,91%. Em relação a Goiás, no comparativo trimestral, a produção registrou uma queda de 0,54%. Entretanto, os três estados permanecem como os principais responsáveis pela produção nacional.

Além dos números da produção agrícola e pecuária, o documento traz ainda outras informações relevantes e estratégicas, como estimativas de exportação, estatísticas microrregionais, custo de produção, mercado interno e internacional, entre outros. 

Aliança Agroeconômica – Nasceu em outubro de 2018 a partir de uma cooperação técnica entre a CNA, ICNA, Imea, IFAG e Famasul, com o intuito de integrar ações de pesquisas e estudos precisos do setor produtivo rural que visa subsidiar o produtor rural com informações atualizadas.

Para acessar o relatório completo clique aqui: https://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/19082019123615.pdf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aliança Agroeconômica

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário