HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Aprosoja MT alerta produtores sobre a importância da análise de fertilizantes

Publicado em 13/11/2019 14:42

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) faz um alerta aos produtores rurais quanto a importância de efetuar a análise dos fertilizantes aplicados na lavoura. A preocupação surgiu da verificação das amostras desses insumos, coletadas durante o projeto Circuito Tecnológico Etapa Soja, que percorreu as quatro regiões do Estado este ano.

Em sua 11ª edição, resultados parciais do CT Soja demonstram a reprovação de 31,9% das amostras de fertilizantes coletados e encaminhados para análise em laboratórios credenciados. “Essa pesquisa é de suma importância para o produtor. E serve para alertá-los a fazerem sua própria análise também, a confiarem a laboratórios credenciados e acreditados pela Embrapa e o Ministério da Agricultura”, pontuou o diretor administrativo da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

Gerente Sustentabilidade Socioambiental da Aprosoja Mato Grosso, Marlene Lima, orienta que os produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora e cobrar os devidos esclarecimentos. “Até por se tratar de direito do consumidor. Temos casos de produtores que tiveram problemas com fertilizantes, como resultados muito aquém do esperado, eles reclamaram e foram ressarcidos pela empresa fornecedora”, orientou.

Amostras - As amostras são coletadas nas fazendas do Estado pelos supervisores de projetos da entidade. São analisadas em laboratórios que tem tradição em análise química de fertilizantes. Posteriormente o resultado da análise é comparado com a garantia informada pelo fabricante, onde é feito um laudo, realizado por um consultor técnico independente (contratado pela Aprosoja-MT), com vasta experiência em fertilizantes. Neste laudo ele avalia cada amostra individualmente e considera todos os nutrientes informados da garantia pelo fabricante.

Marlene Lima lembra ainda que é importante informar que “para fazer o laudo, o consultor considera a legislação vigente a qual os fertilizantes fazem parte, que é regida pelo Ministério da Agricultura, onde a lei destaca que, para um fertilizante ‘não conforme’ (reprovado), há uma tolerância entre o valor encontrado na análise química e o valor da garantia dada pelo fabricante”.

Circuito Tecnológico - Idealizado para realizar um raio-x em quesitos técnicos, estruturais, de gestão da propriedade, de mão de obra e quesitos legais, o Circuito Tecnológico Etapas Soja e Milho garantem a melhoria contínua dos sistemas produtivos e das ações das entidades da classe dos produtores rurais.

A expedição pode identificar demandas de novos projetos ou mesmo reiterar demandas já conhecidas do agricultor, como a fiscalização da qualidade das sementes de soja e a de fertilizantes e estimativa de safra. Com os dados dos questionários compilados e as análises de amostras de sementes e fertilizantes coletadas em campo, é gerado relatórios, notícias, apresentação dos resultados em reuniões e informações ao produtor rural.

Iniciado em julho de 2019, o 11º Circuito Tecnológico Etapa Soja, até o momento recolheu 668 amostras de fertilizantes, foram 623 laudos prontos e enviados, e ainda, foram entregues ao produtor via whatsApp, o parecer técnico mais o laudo das análises. Foram 66 municípios participantes e 386 propriedades. O resultado final desta etapa deve ser finalizado em março de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário