HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sistema de cultivo inteligente chega à pecanicultura

Publicado em 13/11/2019 15:41
Agricultura 4.0 traz sistemas integrados de cultivo para otimização dos recursos

A rentabilidade diferenciada em relação a culturas tradicionais, a crescente demanda interna e externa e o fato de ser uma cultura perene (onde não necessita replantio), são alguns dos fatores que têm impulsionado o cultivo de noz pecan.
No entanto, para atender esse exigente mercado e atingir altos níveis de produtividade, é preciso avançar no sistema tradicional de produção. Diante desse cenário, a agricultura 4.0 encontrou um terreno fértil para se desenvolver, trazendo soluções para otimizar os recursos, de forma prática, reduzindo os custos de produção e potencializando a rentabilidade.
Atenta a essa necessidade, a startup gaúcha Elysios Agricultura Inteligente, desenvolveu uma espécie de Caderno de Campo Digital para auxiliar os produtores na tomada de decisão, desenvolvendo soluções para gestão sensoriamento e rastreabilidade dos cultivos, junto à Pecan Solution. O projeto nada mais é do que um aplicativo, para auxiliar o produtor na otimização dos recursos em todas as etapas da produção.

“Desenvolvemos um aplicativo que permitem coletar dados no campo e transformá-los em informações para otimizar processos, reduzir custos e aumentar rendimentos de várias culturas. Nesse caso, criamos uma versão específica para a pecanicultura”, afirma Frederico Apollo Brito, um dos fundadores da Elysios.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Pecan Solution - que oferece estratégias de produção personalizadas para cada produtor - registra um cronograma personalizado para cada pomar das atividades de manejo e aplicações necessárias ao longo do ciclo do cultivo. Estas informações ficarão registradas no sistema e o progresso poderá ser acompanhado passo a passo.

“O app também possibilita enviar fotos e anotações de doenças, insetos, poda e manejos facilitando a rápida tomada de decisão com a consultoria técnica. Também será possível agendar as tarefas do pomar, ver quais foram finalizadas e quais estão pendentes”, explica o diretor da Pecan Solution, Jorge Porto.

Ainda segundo Porto, com os registros feitos diariamente, é possível ter a rastreabilidade da produção, garantindo a qualidade dos cultivos em um padrão de exportação.

Para aproximar os cultivos das melhores estratégias de produção, o Caderno de Campo Digital cria um cronograma personalizado para cada pomar, onde todo desenvolvimento e produção do pomar são acompanhados pelo produtor e o técnico, a cada etapa de manejo.  

Através do app é possível:
- Enviar fotos e registros de pragas, doenças, distúrbios e desastres
- Acessar orientações de fertilização, poda, tratamento e manejo
- Registrar dados de colheita
- Solicitar pedidos de produtos
- Acesso a consultoria técnica
- Facilitar tomadas de decisões baseadas em dados
- Agendar e acompanhar tarefas do pomar

Para desenvolver o sistema, a Elysios Agricultura Inteligente utiliza como base o conceito de Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Essa tecnologia torna possível o sensoriamento do cultivo e processamento dos dados, que permitem ao produtor tomar a melhor decisão possível com base nas necessidades da planta, possibilitando ganho de produtividade e um uso otimizado de água e insumos.

“Oferecemos soluções de software e hardware para o agricultor realizar a melhor decisão possível com informações precisas. Nossa solução distribui no ambiente do cultivo tecnologias de sensoriamento para as principais variáveis responsáveis pela qualidade do cultivo, como temperatura, luminosidade, umidade, irrigação e nutrientes. Além disso, permite ganho de produtividade e um uso otimizado de insumos, chegando a uma economia de água de até 80% e com metade da mão de obra”, destaca Frederico, diretor da Elysios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Elysios

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário