CropLife Brasil participa de Workshop sobre geração de conhecimento para alimentar o mundo

Publicado em 27/11/2019 10:38

Discutir os desafios e os avanços nas pesquisas em busca de soluções para a produção de alimentos para as próximas décadas. Esse foi o objetivo do Workshop "Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo", realizado ontem (25) pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e que contou com a participação do presidente da CropLife Brasil, Christian Lohbauer.

O executivo foi o expositor do módulo "Defensivos agrícolas e a produção de alimentos", que teve a moderação de José Otavio Menten, professor associado da USP/ESALQ e presidente do Conselho Científico Agro Sustentável, CCAS. Na oportunidade, Christian pôde reforçar a importância da ciência na produção de alimentos, a seriedade da agricultura brasileira e o controle permanente que garante a qualidade e segurança do alimento produzido no Brasil. O comprometimento da iniciativa privada, que investe na pesquisa e desenvolvimento das diversas tecnologias para a produção agrícola mais eficiente, e dos órgãos e instituições responsáveis por acompanhar e fiscalizar os processos de produção e comercialização dessas tecnologias também foi citado.

"O Brasil exporta segurança alimentar. Sabemos que problemas existem, e nosso objetivo é trabalhar para diminuir essas questões. Por isso, nosso grande projeto está voltado para a educação nacional com grande capilaridade e diversas parcerias, para treinar e levar informação a produtores, crianças e donas de casa", afirmou Lohbauer.

Além disso, o presidente da CropLife Brasil chamou a atenção para o atraso do Brasil no acesso às novas tecnologias já disponíveis em outros países, além de esclarecer questões relacionadas a alguns dos principais mitos do setor de defensivos, como o Brasil não ser o país que mais utiliza defensivos no mundo, quando se leva em consideração critérios científicos, como a produtividade agrícola (quantidade de defensivo utilizado X quantidade de alimento produzido).

Christian também destacou a importância da criação da CropLife Brasil, que terá papel fundamental no esclarecimento e disseminação de conhecimento, tanto para os produtores rurais, por meio de ações de educação e treinamento que contribuam para promover as boas práticas agrícolas, quanto para a sociedade, por meio da divulgação de informações de qualidade sobre a importância da tecnologia para a produção sustentável de alimentos.

Abordar o tema alimentação é cada vez mais necessário visto que, de acordo com a FAO, quase 1 bilhão de pessoas não tem acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. Além disso, de acordo com a ONU, em 2050 haverá mais de 9,5 bilhões de habitantes no mundo - e, em função desse crescimento populacional, será necessário um incremento de 70% na produção de alimentos para atender a demanda dos novos consumidores que surgirão nos próximos 30 anos.

O evento faz parte da série de encontros Strategic Workshops, iniciada em 2015 com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades. A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados e, com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo já promoveu diversos encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo.

Sobre a CropLife Brasil

A CropLife Brasil é uma associação que reúne a experiência de diferentes segmentos que trabalham com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de sementes e mudas, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos para promover a inovação e o manejo integrado das tecnologias no campo.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%