Resumo: EUA e China assinam "Fase 1" de acordo comercial, mas mercado mantêm ceticismo

Publicado em 17/01/2020 17:00

LOGO nalogo

A China continuará buscando soja no mercado brasileiro mesmo após o acordo comercial sino-americano e o Brasil pode recuperar espaço na Europa e em outros países da Ásia, avalia o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira.

>> Aprosoja: País continuará fornecendo soja à China e pode retomar outros mercados

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que vai defender no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), as reformas implementadas pelo governo Jair Bolsonaro, responsáveis por tirar o Brasil do "abismo fiscal", segundo ele.

>> Guedes dirá em Davos: No primeiro ano, tiramos o Brasil do abismo fiscal

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas regras para cobrança do frete rodoviário, entre elas está a obrigação do pagamento do chamado frete retorno para os caminhoneiros. Além disso, a resolução também determina novos valores para cálculo do frete.

>> ANTT publica nova tabela do frete, com reajuste que varia de 11% a 15%

A Moody's Investors Service vê recuperação do mercado de trabalho, inflação abaixo do centro da meta e retomada da oferta de crédito no Brasil em 2020, fatores que devem ajudar na retomada da economia do País. Em relatório, a agência de classificação de risco destaca a aceleração do consumo observada nos últimos meses de 2019 como motor do crescimento brasileiro neste ano.

>> Moody's: inflação, mercado de trabalho e crédito ajudam em recuperação do País

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma resolução que estabelece regras e metodologia para cobrança de frete em transporte remunerado de cargas.

>> ANTT publica regras e metodologia para cobrança de frete em transporte de cargas

Os Estados Unidos planejam apoiar a proposta do Brasil de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no lugar da Argentina, confirmou o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo.

>> EUA apoiam Brasil para entrada na OCDE no lugar da Argentina

A fase um do acordo comercial entre China e Estados Unidos foi oficializada e assinada. O anúncio, como vinha sendo esperado e especulado pelo mercado, foi morno e sem muitos detalhes. A cerimônia aconteceu na Casa Branca. 

>> China se compromete com a compra de US$ 32 bi em produtos agrícolas dos EUA

A taxa de paridade central da moeda chinesa, o renminbi, ou yuan, atingiu o maior nível em cinco meses. No nível mais forte desde 1º de agosto de 2019, a taxa de paridade central se fortaleceu em 309 pontos, para 6,8954 contra o dólar, segundo o Sistema do Comércio de Divisas da China (CFETS).

>> Yuan chinês se fortalece e atinge alta de cinco meses nesta terça-feira, diz Xinhua

A agência internacional de notícias Bloomberg informou, na tarde desta terça-feira (14), que as tarifas de bilhões de dólares sobre mercadorias chinesas importadas pelos EUA deverão ser mantidas até depois do período das eleições presidenciais norte-americanas mesmo com a assinatura da fase um do acordo. 

>> Tarifas americanas sobre a China deverão ser mantidas mesmo após o acordo, diz Bloomberg

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou em relatório semestral que a China não deve mais ser designada como manipuladora de moeda de câmbio, revertendo conclusão de agosto que havia impactado o mercado financeiro.

>> Tesouro dos EUA remove designação da China como manipulador cambial

À medida em que se aproxima a data de assinatura da fase um do acordo comercial entre China e Estados Unidos, o mercado não desvia suas atenções da demanda e do abastecimento na China. A proximidade do Festival da Primavera, a ser comemorado em 25 de janeiro, também ajuda a elevar o consumo e traz alguma sustentação às cotações da oleaginosa. 

>> China registra redução nos estoques de soja e farelo antes do feriado do Festival da Primavera

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de embarques de grãos, com os números da soja acima das expectativas do mercado.

>> USDA: Embarques semanais de soja dos EUA ficam acima das expectativas do mercado

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) caiu de 3,60% para 3,58%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.

>> Boletim Focus: Mercado financeiro reduz estimativa de inflação este ano para 3,58%

Imea aponta que milho vai continuar em alta durante 2020

 

Analista da INTL FCStone traça cenários possíveis para os preços da soja após assinatura de acordo entre China e EUA

 

Cropview indica melhores condições para as lavouras de soja que foram plantadas no tarde no oeste baiano

 

Valorização do Yuan vai estimular aumento das importações chinesas, mas Brasil pode perder espaço para os EUA

 

Venda direta de etanol pelas usinas só beneficiaria 5% do mercado e prejudicaria o Renovabio

 

Café: Chuvas das últimas semanas foram positivas para o Brasil; analista acredita que 2020 será melhor para o cafeicultor

 

Mercado de suínos segue pressionado em janeiro com margem de lucro estreita para o suinocultor

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário