Preço recebido pela agropecuária paulista cede 0,44% em janeiro ante dezembro

Publicado em 12/02/2020 11:14


São Paulo, 12 - Os preços recebidos pela agropecuária do Estado de São Paulo cederam 0,44% em janeiro em relação a dezembro do ano passado. Conforme cálculos do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, o Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista - grupo de produtos de origem vegetal (IqPR-V) subiu 1,88%, enquanto o índice que mede produtos de origem animal (IqPR-A) caiu 4,46%, queda provocada principalmente por causa do menor volume adquirido de carne por parte dos países asiáticos, sobretudo a China, em razão do surto de coronavírus.

Dos produtos que compõem o IqPR, destacaram-se as altas no mês de janeiro/2020 de tomate para mesa (87,06%), batata (12,57%) e laranja para indústria (7,52%).

Já entre os produtos que ficaram mais baratos estão banana nanica (-47,97%) e amendoim (-30,04%).

No acumulado dos últimos 12 meses, todos os índices apresentaram variação positiva: o IqPR (geral) subiu 20,63%, o IqPR-V (vegetal) 17,95% e o IqPR-A (animal) 26,44%.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista
Agrishow 2024: Durante fórum da SRB, Secretaria de Agricultura ressalta importância do jovem no campo