Preço recebido pela agropecuária paulista cede 0,44% em janeiro ante dezembro

Publicado em 12/02/2020 11:14


São Paulo, 12 - Os preços recebidos pela agropecuária do Estado de São Paulo cederam 0,44% em janeiro em relação a dezembro do ano passado. Conforme cálculos do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, o Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista - grupo de produtos de origem vegetal (IqPR-V) subiu 1,88%, enquanto o índice que mede produtos de origem animal (IqPR-A) caiu 4,46%, queda provocada principalmente por causa do menor volume adquirido de carne por parte dos países asiáticos, sobretudo a China, em razão do surto de coronavírus.

Dos produtos que compõem o IqPR, destacaram-se as altas no mês de janeiro/2020 de tomate para mesa (87,06%), batata (12,57%) e laranja para indústria (7,52%).

Já entre os produtos que ficaram mais baratos estão banana nanica (-47,97%) e amendoim (-30,04%).

No acumulado dos últimos 12 meses, todos os índices apresentaram variação positiva: o IqPR (geral) subiu 20,63%, o IqPR-V (vegetal) 17,95% e o IqPR-A (animal) 26,44%.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícias Agrícolas é destaque no Prêmio + Admirados da Imprensa do Agronegócio
Planejamento Sucessório no Agro: os riscos que já estão gerando autuações e a última janela de economia até 31/12/2026
Balança comercial brasileira tem superávit de US$10,537 bi em abril com exportações mais fortes
São Paulo amplia orientação para produtor rural transformar regularização ambiental em oportunidade de renda
Brasil deve colher 9,5% menos milho na 2ª safra, diz Agroconsult em previsão pré-Rally
Petróleo volta a subir com insegurança sobre acordo Irã x EUA; soja ameniza perdas em Chicago