Expodireto Cotrijal: lançamentos da Embrapa no primeiro dia da feira

Publicado em 27/02/2020 12:20

A Embrapa lança duas cultivares durante a Expodireto Cotrijal 2020. A soja BRS 5804RR e o trevo-vermelho URS BRS Mesclador serão apresentados durante a feira, que acontece de 2 a 6 de março, em Não-Me-Toque, RS. A cerimônia de lançamento está marcada para o primeiro dia de Expodireto, 2 de março, às 10h30, no estande da Embrapa.

URS BRS Mesclador é a primeira cultivar de trevo-vermelho desenvolvida no Brasil, através da parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto). Recomendada para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na Região Sul, a cultivar pode incrementar a qualidade dessas pastagens por possuir elevado valor nutritivo (boa digestibilidade e elevados teores de proteína). Além disso, por ser uma leguminosa, através da simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, fixa nitrogênio atmosférico, reduzindo a necessidade de adubações nitrogenadas com o passar do tempo. 

A soja BRS 5804RR foi desenvolvida na Embrapa Trigo como uma alternativa para um dos principais problemas nos cultivos de soja na Região Sul: a podridão radicular de fitóftora, que implica na morte de plantas na fase inicial da lavoura. A cultivar é resistente à doença, que ocorre principalmente em solos com excesso de umidade e áreas sem rotação de culturas. Outro diferencial da soja BRS 5804RR é a amplitude de semeadura, adaptada a plantios tanto no início quanto no final da época recomendada, quando demonstrou diferencial significativo em produtividade. O potencial de rendimento é superior a 100 sacas por hectare, com indicação de cultivo nos estados do RS, SC, regiões frias do PR e SP.

Mais de 60 tecnologias

A Embrapa apresenta na Expodireto mais de 60 tecnologias na vitrine e no estande institucional. São diversas opções em grãos, com cultivares de feijão, soja (convencional e transgênicas), sorgo, milho e trigo. Na área de forrageiras estarão à mostra cultivares de capim sudão, capim elefante, cornichão, trevos (branco, vermelho, vesiculoso), milheto, sorgo (silageiro e forrageiro), panicum e braquiárias. Ainda serão apresentadas cultivares de batata e frutíferas.

Na criação de suínos e aves, a Embrapa leva para a Expodireto o Estande Móvel, uma van adaptada para atender o público onde serão repassadas informações sobre tratamento de efluentes da suinocultura, bem-estar e sanidade na suinocultura e na avicultura de postura comercial, além de tecnologias para destino correto de carcaças de animais mortos na granja. 

ILPF

Além das diversas opções no campo para integração lavoura-pecuária, a Embrapa vai disponibilizar na feira a experiência de realidade virtual ILPF, onde o visitante poderá aprender mais sobre os sistemas integrados de forma interativa e lúdica.

Participação em Eventos

No total, 10 Unidades da Embrapa participam da feira nesta edição: Arroz e Feijão, Clima Temperado, Trigo, Milho e Sorgo, Pecuária Sul, Soja, Suínos e Aves, Trigo, Gado de Corte, Gado de Leite e Agrossilvipastoril.

Além do atendimento no estande e na vitrine com mais de 50 profissionais, a Embrapa faz parte da programação em diferentes eventos durante a feira: 

Dia 2 
– 14h, Fórum do Milho, Auditório Central
- 15h30, Internet das Coisas na Agricultura, Arena Agrodigital
Dia 3 
– 13h30, Fórum Estadual Conservação do Solo e da Água, Auditório Central
- 16h30, Desafio Tecnológico Inovagrãos, Arena Agrodigital
Dia 4
– 8h30, Fórum Estadual do Leite, Auditório Central
- 14h, Pecuária 4.0, Arena Agrodigital
Dia 5
- 16h, Workshop para Jornalistas: manejo do solo na sustentabilidade da soja, estande da Embrapa

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS) 
Embrapa Trigo 

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista