Laudos de Proagro elaborados pela Emater/RS-Ascar já passam de 8 mil no RS

Publicado em 01/04/2020 08:12

O número de laudos de Proagro elaborados no Rio Grande do Sul pela Emater/RS-Ascar já ultrapassou a marca dos 8 mil. Desde dezembro, técnicos realizam perícias, especialmente em lavouras de milho e soja, as mais castigadas pela estiagem. De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, as perícias estão sendo feitas em caráter emergencial, considerando os decretos estaduais e municipais frente à pandemia da Covid-19. “Mudamos nossa rotina, mas estamos a postos para os atendimentos e serviços essenciais, como os laudos de Proagro, as ações de enfrentamento à estiagem e o atendimento ao público em vulnerabilidade social”.  Os laudos periciais são necessários para avaliar e quantificar as perdas, amparadas pelo Proagro, sendo fundamentais para calcular o valor da indenização que o produtor tem direito a receber.

De acordo com os números, atualizados diariamente pela Diretoria Técnica da Emater/RS, até o momento, no Estado, a Instituição realizou 3.518 perícias em lavouras de milho e 3.435 nas de soja. A Instituição também tem atendido demandas dos produtores de frutas. Foram concluídos até o momento 260 laudos para uva, 227 para ameixa, 163 para maçã e 157 para pêssego. As maiores perdas na fruticultura estão concentradas na Serra gaúcha.

Os números da Emater/RS-Ascar indicam ainda perdas nas culturas da cebola, com 49 laudos periciais de Proagro realizados até agora, feijão, com 26 laudos, e alho, com 18 laudos, além de outros 189, referentes a culturas de menor impacto econômico.

Na região de Ijuí, que abrange 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, até o momento os técnicos da Emater/RS-Ascar concluíram 2.166 perícias de Proagro em lavouras de soja e 372 em lavouras de milho.

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícias Agrícolas é destaque no Prêmio + Admirados da Imprensa do Agronegócio
Planejamento Sucessório no Agro: os riscos que já estão gerando autuações e a última janela de economia até 31/12/2026
Balança comercial brasileira tem superávit de US$10,537 bi em abril com exportações mais fortes
São Paulo amplia orientação para produtor rural transformar regularização ambiental em oportunidade de renda
Brasil deve colher 9,5% menos milho na 2ª safra, diz Agroconsult em previsão pré-Rally
Petróleo volta a subir com insegurança sobre acordo Irã x EUA; soja ameniza perdas em Chicago