Ministros da Agricultura da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru coordenam posições ante emergência sanitária

Publicado em 06/04/2020 14:20

Ministros, secretários e altos funcionários encarregados da Agricultura da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), se reuniram por meio de videoconferência para trocar informações e experiências sobre as principais medidas em andamento em favor do setor agropecuário que estão impulsando em seus países no contexto da crise sanitária global.

A convocatória, que teve uma ampla recepção, partiu do ministro da Agricultura e Pecuária do Equador, Xavier Lazo.

Os ministros trataram da necessidade de contar com mecanismos de comunicação de preços e sistemas de previsão de colheitas, o impulsionamento de boas práticas agrícolas e de biossegurança, laços de cooperação comercial e dinamização de mercados comuns agropecuários intrarregionais.

Os altos funcionários realizaram uma importante troca de informações e ideais sobre o impacto da crise no abastecimento de alimentos, analisaram o desempenho das distintas cadeias, a situação dos agricultores familiares e fizeram considerações em matéria de inventários e assuntos sanitários e fitossanitários.

Na reunião virtual ficou claramente manifestada a necessidade de dar mais vigor ao comércio intrarregional, dispondo de melhor informação sobre produtos que sobram e que faltam.

Em relação a esta necessidade, o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, informou que o organismo especializado em desenvolvimento agrícola e rural elabora um aplicativo fechado para os ministros da região que sirva para trocar informação em tempo real sobre inventários.

Também se abordou a questão dos chamados mercados itinerantes que já funcionam em alguns dos países e se acordou que mercados zonais, feiras de agricultores e comércio eletrônico possam prover novas oportunidades de comercialização no curto e no médio prazo.

Os ministros e secretários voltarão a se reunir em breve por meio da mesma modalidade virtual. No próximo encontro, o IICA apresentará um roteiro com propostas para a emergência e o cenário futuro.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, manifestou que o organismo, na crise atual, está ativando os espaços de diálogo político-técnico regional entre autoridades das carteiras da Agricultura dos países membros, e colocando em execução iniciativas estratégicas de cooperação técnica em torno da questão da segurança alimentar. 

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Fonte: IICA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Notícias Agrícolas é destaque no Prêmio + Admirados da Imprensa do Agronegócio
Planejamento Sucessório no Agro: os riscos que já estão gerando autuações e a última janela de economia até 31/12/2026
Balança comercial brasileira tem superávit de US$10,537 bi em abril com exportações mais fortes
São Paulo amplia orientação para produtor rural transformar regularização ambiental em oportunidade de renda
Brasil deve colher 9,5% menos milho na 2ª safra, diz Agroconsult em previsão pré-Rally
Petróleo volta a subir com insegurança sobre acordo Irã x EUA; soja ameniza perdas em Chicago