USDA apoia, em nota, decisão da EPA de permitir uso limitado de estoques de Dicamba

Publicado em 15/06/2020 10:16 e atualizado em 15/06/2020 11:27

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, disse, em nota divulgada na última sexta-feira, que o Departamento de Agricultura do país (USDA), apoia as ações tomadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) para "responder responsavelmente" à decisão do Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, que pediu à EPA a revisão do registro para uso no país de três defensivos à base de dicamba. De acordo com a nota, a EPA autorizou o uso limitado de estoques de químicos existentes e já adquiridos, decisão que teria sido criticada pelo Centro de Diversidade Biológica.

"Numa época em que a segurança da cadeia de suprimento de alimentos é primordial, o Centro de Diversidade Biológica e seus aliados buscam prejudicar os agricultores norte-americanos e limitar ainda mais sua capacidade de alimentar, abastecer e vestir esta nação e o mundo", disse o secretário. Segundo ele, o tribunal não deveria permitir que a "hostilidade" dos autores do processo contra o agricultor norte-americano oculte o fato de que as ações da EPA "seguem precedentes legais e bom senso".

Segundo o USDA, a decisão da EPA acompanha atos precedentes do órgão em administrações Obama e Clinton, quando os registros de outras ferramentas de proteção de culturas foram cancelados.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista