Conab se reúne com FAO para debater situação de mercados atacadistas na pandemia
Estratégias para prevenção da pandemia do coronavírus nos mercados atacadistas serão debatidas, na tarde desta quarta-feira (17), em uma reunião virtual organizada pelo Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe, com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Exclusiva para o Brasil, a videoconferência acontece às 17h, com a equipe de técnicos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Na reunião virtual está prevista a participação do presidente da Conab, Guilherme Bastos, do diretor-executivo de Operações e Abastecimento, Bruno Cordeiro, da superintendente de Abastecimento Social, Diracy Betânia, da gerente do Prohort, Joyce Oliveira, e de técnicos área de hortigranjeiros da Companhia.
Para a FAO, a presença de representantes da Conab na videoconferência garante ainda mais representatividade da participação do país, graças ao Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) desenvolvido pela estatal. A reunião denominada Comunidades Práticas, segundo a FAO, visa aproximar técnicos e gestores de mercados atacadistas, instituições que atuam no abastecimento alimentar e organizações internacionais para “somar forças, compartilhar informações e inquietudes e definir estratégias conjuntas para superação da pandemia".
O Escritório Regional da FAO fez uma enquete eletrônica sobre as medidas que os mercados estão tomando na prevenção à COVID-19 e os efeitos da pandemia na comercialização. Na videoconferência devem ser apresentados os resultados da pesquisa, além de discutidas estratégias conjuntas.
Neste período, o Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe está realizando uma série de iniciativas com o propósito de integrar os mercados atacadistas da região. Segundo a representação da FAO, têm sido realizadas mesas de diálogo sobre os problemas e as estratégias para prevenção da pandemia nesses mercados.