CNA analisa normas sobre bioinsumos

Publicado em 10/07/2020 13:07

Os Grupos de Trabalho de Tecnologia e Fitossanidade da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) se reuniram, na quinta (9), para discutir sugestões de aperfeiçoamento das minutas de instrução normativa colocadas em consulta pública pelo Ministério da Agricultura sobre o registro de bioinsumos.  

Uma das consultas públicas, que foi objeto de discussão, trata da produção nas propriedades rurais de bioinsumos. Os grupos analisaram as normas e fizeram sugestões para contribuir com as necessidades dos produtores rurais em relação a esses produtos.

Segundo o coordenador de produção agrícola da CNA, Maciel Silva, as sugestões foram expostas com intuito de garantir com que o produtor tenha liberdade de produção, segurança e possa usufruir dos benefícios do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pelo Mapa em maio.

“Com o apoio das Federações, a CNA buscou ajustar o texto para que os produtores tenham a liberdade de produzir na propriedade esses insumos. No entanto, buscou-se reforçar a importância do acompanhamento profissional, bem como da realização de treinamentos, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será essencial”, afirmou.

“Os participantes também preocuparam em oferecer robustez à redação para que os produtores e suas cooperativas possam usufruir dos financiamentos já ofertados no Plano Agrícola e Pecuário”, ressaltou Silva.

A discussão também abordou as minutas de instruções normativas conjuntas (MAPA, ANVISA e IBAMA), que regulamentará o registro de fitoquímicos e de produtos microbiológicos. As consultas são tratadas na Portarias 102 e 103, respectivamente. As considerações da CNA nas propostas tiveram o intuito de resguardar o alinhamento com outros normativos já existentes.

Após a validação dos formulários, as respostas serão enviadas ao Mapa, com as considerações do Sistema CNA. As minutas de normativos ficam em consulta pública no portal do Ministério da Agricultura até o dia 25 de julho (Portaria nº 110/2020) e 27 de agosto (Portarias 102 e 103/2020).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista