Boa carga de flores nos cachos indica um ótimo rendimento da canola

Publicado em 14/08/2020 09:10

O ciclo de desenvolvimento da canola avança e 39% das lavouras já estão em enchimento de grãos na região de Santa Rosa. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar e divulgado nesta quinta-feira (13/08), a cultura apresenta boa carga de flores nos cachos, fator que possivelmente irá resultar em um ótimo rendimento, se não houver geadas após a ocorrência das chuvas previstas para os próximos dias.

Os dias secos, bastante ensolarados e com grande amplitude térmica da semana anterior, aliados às boas condições de umidade no solo, também propiciaram ótimo desenvolvimento do trigo no Estado, estando 11% das lavouras em floração enquanto que 89% permanecem em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Frederico Westphalen e Santa Rosa, os cultivos estão com bom desenvolvimento. Na de Pelotas, as lavouras se apresentam bem implantadas e com bom estande. O tempo seco tem contribuído para a recuperação das áreas cujo desenvolvimento atrasou sob os efeitos dos dias mais frios. 

Nas regiões de Santa Maria, Ijuí e Frederico Westphalen, os cultivos de aveia branca se encontram com bom desenvolvimento e bom estande de plantas. Na de Santa Maria, 5% das lavouras já entraram na fase de enchimento de grãos. Na de Ijuí, as primeiras lavouras semeadas em Tenente Portela foram colhidas durante a semana. Nessas áreas, a tradição é de plantio no cedo, para na sequência entrar a cultura do milho. Nas regionais de Ijuí, Erechim e Frederico Westphalen, as lavouras de cevada estão com bom desenvolvimento, e a perspectiva é de boa produtividade. Na de Ijuí, o tempo seco beneficiou a cultura, com menor pressão de doenças e pragas. 

Já em relação às culturas de verão, o Informativo Conjuntural estima que a metade dos produtores de soja da região de Bagé que utilizam financiamento já encaminharam projetos aos agentes financeiros. Alguns já acessaram os recursos e parte dos projetos se encontra em fase de contratação. Na regional de Pelotas, ocorrem negociações para a ampliação dos prazos, que eram de um a dois anos. Os sojicultores seguem manejando forrageiras de inverno, principalmente com pastoreio de bovinos de corte e ovinos, nas áreas a serem implantadas com a cultura. As plantas espontâneas de soja que haviam germinado após a colheita e estavam vegetando foram controladas naturalmente pelo frio intenso e pela formação de geadas. Seguem o manejo e controle de invasoras, a amostragem de solo para análise e a compra de insumos. 

Intensifica-se o planejamento das atividades para a cultura do milho, e foi iniciada a semeadura nas regiões da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Frederico Westphalen, Soledade e Bagé. Na de Ijuí, o plantio iniciou nos municípios situados mais ao Norte, onde a probabilidade de geadas tardias é pequena e o período recomendado pelo zoneamento de risco climático iniciou no primeiro dia deste mês. Com umidade do solo adequada, a semeadura vem sendo realizada de modo muito eficiente, com excelente deposição de sementes, em adequada profundidade e baixo revolvimento de solo no sulco. 

Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Bagé e Soledade, a sequência de dias ensolarados da última semana permitiu as atividades de preparo de áreas de arroz para a próxima safra. Na de Bagé, as várzeas apresentam boas condições de umidade do solo para os trabalhos de preparo e construção de taipas de contenção de água nas lavouras. Os volumes de chuvas abaixo da média histórica em julho, associados às reduzidas precipitações em agosto, preocupam os rizicultores, pois o volume armazenado nos reservatórios está abaixo do ideal. 

Fonte: Emater RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro