Potencial produtivo do amendoim é realidade para o estado de Mato Grosso

Publicado em 04/09/2020 10:51
Sedec apoia produção desta leguminosa através do Proder e do Prodeic

A economia do estado de Mato Grosso está prestes a ganhar mais um aliado: a produção de amendoim. A aptidão agrícola, as terras favoráveis, o uso de tecnologias, o clima definido, os programas de incentivos, o empenho de pesquisadores, a avidez dos produtores, a mão-de-obra qualificada, o comprometimento dos profissionais da área rural, formam o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de alternativas econômicas para Mato Grosso.

O amendoim é, de acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) uma possibilidade viável de diversificação agrícola e opção para geração de emprego, renda e produção sustentável.

Para Walter Valverde, secretário adjunto de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é imprescindível que todos os agentes da cadeia produtiva se envolvam para fazer a produção de amendoim realidade em Mato Grosso. “O estado tem potencial para produzir e industrializar essa leguminosa. O governo de MT sabe disso, inclusive reconhece, que o amendoim é mais um produto para garantia de sustentabilidade de sistemas de produção. Nós incentivamos a diversificação de culturas e a geração de emprego e renda para toda a sociedade”.

Dados do Observatório de Desenvolvimento da Sedec mostram o crescimento do interesse do produtor pela produção de amendoim. Entre os anos de 2015 e 2020, as lavouras desta leguminosa tiveram 458% de acréscimo e de 279% de área cultivada. A instalação de uma planta industrial e produção de amendoim é um dos projetos que estão sendo discutidos pela cadeia produtiva com participação do governo de Mato Grosso.

Outro parceiro para tornar isso realidade é o Programa de Melhoramento do Amendoim (PMA) da Embrapa, localizado em Santo Antônio de Goiás/GO e tem como objetivo desenvolver cultivares de amendoim adaptadas para principais regiões produtoras do Brasil, dentre elas, Mato Grosso. “A Embrapa, através do Programa Melhoramento de Amendoim, recentemente incluiu três novas cultivares de amendoim no Registro Nacional de Cultivares, sendo: a BRS 421 OL, a BRS 423 OL e a BRS 425 OL. Essas cultivares apresentam como características o porte rasteiro, alto teor de ácido oleico e produzem grãos do tipo runner. Essas qualidades atendem as demandas dos mercados internos e externo de grãos”, explicou Jair Heuert, pesquisador da Embrapa.

O PMA vem desenvolvendo novas linhagens, avaliando-as anualmente e selecionando os materiais mais produtivos e adaptados aos sistemas de produção de Mato Grosso. Segundo o pesquisador Dácio Olibone do IFMT as áreas do estado com mais condições de ter lavouras promissoras de amendoim são as áreas marginais, de solos arenosos e de baixa fertilidade, onde a produção de soja é inviável. “Acredito também que num segundo momento a produção irá ocupar áreas mais nobres, de melhor fertilidade, bem como, num terceiro momento poderá ocupar áreas irrigadas, permitindo inclusive a produção de sementes para atender mercados como o de São Paulo. A inserção desta nova cultura, pode ser uma opção para pequenas e médias propriedades de MT ”

De acordo com Tais Suassuna, da Embrapa, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas em parcelas experimentais, seguindo criteriosamente o delineamento experimental com blocos casualizados, parcelas com 5,4 m2 com quatro repetições e espaçamento de 0,9 entre linhas, vem confirmando a viabilidade da produção do amendoim em Mato Grosso. “Há condições muito favoráveis para produção de qualidade de amendoim e que atenda o mercado interno e externo que exige grãos de alta qualidade. É com muita satisfação que somos parceiros desse programa do governo de MT que incentiva a diversificação de culturas.”

O Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) são alguns dos ambientes de negócios desenvolvidos pela Sedec para incentivo da cadeia de produção do amendoim.

Fonte: Sedec MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?