No ano da pandemia, Programa de Alimentos da ONU ganha o Nobel da Paz

Publicado em 09/10/2020 09:34

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) ganhou  o Prêmio Nobel da Paz 2020 por suas ações no combate à fome no mundo. “O programa foi premiado por seus esforços para combater a fome, por sua contribuição para melhorar as condições para a paz e áreas atingidas por conflitos e pelos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflitos”, informou o Comitê Norueguês do Prêmio Nobel, em publicação nas redes sociais. 

Segundo o Comitê, o Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove a segurança alimentar. Em 2019, prestou assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países vítimas de insegurança alimentar aguda e fome. Também é considerado o principal instrumento para atingir a meta de erradicar a fome, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O Comitê do Prêmio Nobel também destaca que a pandemia de Coronavírus contribuiu para um forte aumento do número de vítimas da fome no mundo. “Diante da pandemia, o Programa Mundial de Alimentos demonstrou uma capacidade impressionante de intensificar seus esforços”. 

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) articulou as ações de diversos setores para garantir o abastecimento da população durante a pandemia do novo Coronavírus, bem como a saúde dos trabalhadores rurais e para a mitigação dos impactos da pandemia no setor agropecuário. 

O Comitê Norueguês do Nobel enfatizou que fornecer assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, mas também pode ajudar a melhorar as perspectivas de estabilidade e paz.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Consumo americano forte sustenta soja na Bolsa de Chicago junto com influência do petróleo
Mestres no Agro qualifica 300 professores de Sinop (MT) sobre práticas e desafios do agronegócio e relação entre o setor e a educação
Rumo já tem 50% da capacidade da malha norte contratada para safra de grãos no 2º semestre
Trump anuncia cessar-fogo de três dias entre Ucrânia e Rússia
Noz-pecã mira safra de até 8 mil toneladas após abertura da colheita da safra
Ações europeias recuam com aumento das tensões no Oriente Médio