Especialistas discutirão C&T e os rumos da pesquisa agropecuária no desenvolvimento sustentável do país

Publicado em 23/10/2020 15:28
A transmissão on-line acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 10h, emwww.facebook.com.br/SINPAFDiretoriaNacional.

Neste mês, quando se comemorou o Dia Mundial da Alimentação e o aniversário de 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 16 de outubro, diversas instituições de Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisa e desenvolvimento agropecuário pautaram a situação da soberania e da segurança alimentar mundial e do Brasil.

Em um cenário de recorrentes cortes orçamentários que ameaçam a sobrevivência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),pesquisadores e especialistas intensificam os debatessobre a importância da empresa e da C&T na construção de um país menos desigual e mais democrático para a preservação da soberania e segurança alimentar.

A iniciativa faz parte de uma série de cinco conferências regionais e uma nacional, todas online, que estão sendo realizadas para mobilizar a sociedade em Defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva, organizadas pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), com coordenação da Diretoria de C&T.

O segundo evento, a Conferência Virtual Centro-Oeste, será realizada na próxima terça-feira, 27 de outubro, a partir da 10h, na página do Facebook do SINPAF –https://www.facebook.com/SINPAFDiretoriaNacional.

Nesta edição, os debates contam com a participação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; do professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Toledo Neder; e da secretária-Geral da FIAN Brasil - Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição adequadas, Valéria Burity. O debate também será realizado entre os pesquisadores da Embrapa: Alberto Feiden(Embrapa Pantanal) e Altair Toledo Machado (Embrapa Cerrados).

As moderações das mesas contam, ainda, com SuêniaCibeli Ramos de Almeida e Mirane dos Santos Costa, que fazem parte do corpo de especialistas da empresa.

Veja a programação completa: https://sinpaf.org.br/index.php/programacao

TUITAÇO E MANIFESTAÇÃO VIRTUAL - No intervalo das mesas de debates será promovido um tuitaço com as hashtags#SALVEAEMBRAPA e #EMBRAPAPÚBLICA.

Também será realizado um Ato público Virtual pelo aplicativo manif.app, que permite que as pessoas se mobilizem digitalmente, portando o seu cartaz com frases em Defesa da Embrapa Pública Democráticae Inclusiva ou a #SALVEAEMBRAPA.

Fonte: SINPAF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho