Produção global de vinho sofre redução por crise do coronavírus

Publicado em 27/10/2020 15:58

PARIS (Reuters) - A produção global de vinho continuará abaixo da média de cinco anos em 2020, já que foi reduzida pelos volumes baixos da América do Sul e pelo limites de produção da União Europeia, depois que a crise do coronavírus fez as vendas caírem, disse um órgão internacional do setor nesta terça-feira.

Em estimativas iniciais sobre a produção mundial de vinho deste ano, a Organização Internacional de Vinícolas e Vinhos (OIV) calculou algo entre 253,9 milhões e 262,2 milhões de hectolitros (mhl), com uma estimativa média de 258 mhl.

Trata-se do segundo ano consecutivo em que a produção global de vinho fica abaixo da média depois de alcançar altas quase recordes em 2018, informou a organização sediada em Paris.

"Isto não deve necessariamente ser considerado uma má notícia para o setor do vinho, dado o contexto atual, no qual tensões geopolíticas, mudança climática e a pandemia de Covid-19 estão gerando um grau alto de volatilidade e incerteza no mercado global de vinho", disse a OIV em uma apresentação.

Na UE, os vinhedos se beneficiaram das condições climáticas boas, mas a produção continuou abaixo da média porque produtores e governos a limitaram para se contraporem ao impacto negativo da pandemia, disse a OIV.

No Hemisfério Sul, estima-se que a produção total de 2020 recuará 8% na comparação com 2019 e ficará em 49 mhl, principalmente por causa das quedas acentuadas na Argentina (-17% em relação a 2019), Chile (-13%) e Austrália (-11%), informou a OIV.

(Por Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho