Morre Professor Vidal Pedroso de Faria

Publicado em 30/10/2020 18:07

NOTA DE PESAR

A Diretoria da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), bem como seus conselheiros e colaboradores, manifestam enorme tristeza pelo falecimento do Professor Vidal Pedroso de Faria, nesta sexta-feira (30), em Sorocaba (SP).

O Professor Vidal ingressou na Esalq/USP nos anos 1960 e fez história na Escola também por suas contribuições como docente e pela atuação inovadora, reconhecida internacionalmente, e que transformou o ensino, a pesquisa e extensão no Departamento de Zootecnia da nossa “Gloriosa”.

Nós, da Fealq, temos a honra e o orgulho de poder recordar, com gratidão e reverência, que o Professor Vidal também dedicou parte de sua vida à Fundação, onde ocupou com brilhantismo os cargos de Diretor e Diretor-presidente.

Aos familiares e à toda a comunidade esalqueana que teve o privilégio de conviver com o Professor Vidal, reiteramos todo respeito e toda nossa solidariedade neste momento. 

Homenagem ao professor Vidal Pedroso de Faria

Docente faleceu nesta sexta-feira, 30 de outubro, em Sorocaba

Faleceu nesta sexta-feira, 30 de outubro de 2020, Vidal Pedroso de Faria, professor Emérito da Esalq que atuou no departamento de Zootecnia. O sepultamento ocorre dia 31 de outubro, em Sorocaba (SP), em cerimônia restrita aos familiares. 

Nascido em Pouso Alegre (MG), em 5 de maio de 1940, Vidal Pedroso de Faria ingressou como estudante de Engenharia Agronômica em 1960 e, para concluir o curso, em 1964, escolheu a especialização em Zootecnia. Seu primeiro emprego foi na Fazenda Ipanema, do Ministério da Agricultura, mas em agosto de 1965, a convite do professor Aristeu Mendes Peixoto, foi contratado pelo Departamento de Zootecnia da Esalq. Entre 1987 e 1989 ocupou o cargo de administrador do campus Luiz de Queiroz e, entre 1992 e 1994, chefiou o departamento de Zootecnia da Esalq, sendo responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação em nutrição, produção e manejo de bovinos leiteiros e de corte. Aposentou-se em 1995 e, por 22 anos, foi o responsável pelo editorial da Revista Balde Branco, da Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo.

Em março de 2015, a Esalq homenageou o docente a inauguração da unidade experimental de confinamento de bovinos leiteiros “Professor Vidal Pedroso de Faria” (Confira a notícia) e, em agosto de 2017, o docente recebeu na Esalq o título de Professor Emérito (Confira notícia).

Prêmio – Entre as inúmeras distinções e reconhecimentos recebidos, destaca-se o prêmio concedido em 1995 pela American Dairy Science Association, que o reconheceu pelos serviços prestados à pesquisa e extensão em produção de leite. Foi o primeiro cientista do hemisfério sul a receber a láurea.

Pensando o leite – Entre novembro de 1992 e abril de 2015, o professor Vidal Pedroso de Faria assinou os editoriais da revista Balde Branco, publicação especializada no setor pecuarista leiteiro. Debruçou-se nessa tarefa com o objetivo de transferir seu conhecimento para profissionais do setor leiteiro do Brasil. Todo este trabalho encontra-se compilado na obra “Pensando o Leite”, lançado no Salão Nobre da Esalq em novembro de 2015 (Confira a notícia).

Projeto Memória – Vidal Pedroso de Faria foi o personagem entrevistado no Projeto Memória, publicado no boletim on-line Esalq notícias (edição 49, setembro de 2017). A entrevista na íntegra pode ser lida clicando aqui ou, em sua versão audiovisual, pode ser assistida clicando aqui.

Sobre a atividade docente, proferiu a seguinte frase durante à entrevista ao Projeto Memória: “O bom de ser professor é poder conviver com jovens, estimula bastante nossa atividade e mantém nosso espírito jovem. Mas me aposentei porque acredito que tinha que dar oportunidades aos jovens que estavam chegando”.

Fonte: Fealq

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho