Rio Grande do Sul: Ferramenta de acompanhamento do plantio e coleta de grãos será lançada

Publicado em 03/11/2020 10:31

A partir desta terça-feira (3), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a divulgar semanalmente informações sobre o plantio e a colheita das principais culturas anuais no país. O “Progresso da Safra” e os demais avanços no sistema de levantamento de dados da agropecuária brasileira serão apresentados na abertura da Safra 2020/21 de grãos na Região Sul, que ocorre em Porto Alegre.

A nova ferramenta da Conab vai balizar o andamento da safra no país, permitindo que o setor tenha dados atualizados para tomar decisões sobre as culturas com mais agilidade. Neste momento, serão divulgadas informações sobre soja, milho e arroz por estado, abrangendo as principais unidades produtoras desses grãos. Também serão disponibilizados no site da Conab dados de feijão, trigo e algodão, de acordo com o plantio destas culturas.

A apresentação é realizada em reunião interna da empresa, a partir das 14h, com as presenças do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen, do superintendente de Informação do Agronegócio, Cleverton Santana, dos superintendentes regionais do Paraná, Erli de Pádua Ribeiro, do Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Bestetti, e do representante de Santa Catarina, Ricardo Cunha de Oliveira. O encontro acontece na sede da Conab em Porto Alegre.

Representantes de entidades do setor agropecuário e de órgãos públicos foram convidados para o evento, no qual serão entregues tablets para utilização durante o levantamento de dados, que permitem o registro das informações de campo diretamente, com envio simultâneo para as bases da Companhia. O objetivo é aperfeiçoar a coleta de informações agropecuárias para oferecer estimativas e análises ainda mais precisas ao setor, o que inclui, também, o monitoramento de produtos da pecuária.

As novidades da metodologia auxiliam no aumento e na qualidade dos dados gerados pela Conab, pavimentando o caminho da Companhia como geradora dos dados oficiais da agropecuária brasileira. Nos eventos são repassados aos técnicos da Conab que atuam na ponta os detalhes da nova sistemática de coleta, transmissão e análise de informações. Este é o último evento de abertura da Safra 2020/21. Outros já foram realizados em Campo Grande, Belo Horizonte, Recife, Belém e Teresina.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho