Ipea mostra PIB agropecuário com projeções de safra da Conab e dados do IBGE e FAO

Publicado em 24/11/2020 16:05

O Produto Interno Bruto (PIB) para o setor agropecuário deve crescer 1,5% neste mês de novembro e ter um crescimento de 1,2% para o próximo ano, menor do que os 2% que haviam sido projetados em outubro. Calculados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os números da nova perspectiva de PIB foram avaliados com base nas projeções de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além dos prognósticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do próprio Ipea.

As análises fazem parte da Carta de Conjuntura Agro e Perspectivas para 2021, um estudo divulgado pelo Ipea, nesta terça-feira (24), às 14h30, por meio de um Webinar. Na programação, a Companhia é representada por Guilherme Bastos, presidente da Conab, que acompanha as apresentações do presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, do diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do instituto, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, Ana Cecília Kreter, editora da Carta de Conjuntura Agro e pesquisadora do instituto e o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, e Rogério Boueri.

Além de apresentarem as estimativas do PIB agropecuário 2020/21, os especialistas também farão análises relativas ao setor externo, mercado doméstico e preços, além de crédito rural e insumos agrícolas.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor
Jornalista Andressa Simão, do Notícias Agrícolas, conquista 2º lugar no 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo