Fertiláqua oferece soluções para aumentar florada e pegamento de fruto

Publicado em 26/11/2020 15:42

A floração e o pegamento de fruto são etapas importantes do desenvolvimento de uma planta. Alguns manejos podem ser feitos para melhorar todo esse processo, como aumentar os níveis de carboidratos de reserva durante a fase de desenvolvimento vegetativo e reduzir ao máximo as perdas por estresse; condicionar o solo para que ele ofereça um ambiente propício; favorecer maior desenvolvimento de raízes (principalmente pelos absorventes).

Outros três elementos importantes para a planta são a busca pelo equilíbrio nutricional, fornecendo os nutrientes necessários nas fases corretas para ótimo desenvolvimento; o estímulo para elevar os níveis de hormônios promotores; e o aumento da disponibilidade de água.

Segundo Conrado Dias, coordenador de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua, durante a etapa da florada é importante que as flores sejam viáveis, com tubos polínicos bem formados e grão de pólen fértil, além da presença de polinizadores na área de produção. “Elementos como cálcio e boro são fundamentais nessa fase”, explica.

Já o pegamento de frutos está ligado a vários fatores, sendo os mais importantes, os níveis de reservas endógenas, níveis nutricional, balanço hormonal e disponibilidade de água. Estudos mais recentes mostram que o uso de sacarose e substâncias antiesstressantes aumentam a eficiência do pegamento de frutos.

A Fertiláqua possui as tecnologias necessárias para estimular as plantas, proporcionando condições para melhor pegamento de flores e frutos, aumentando a quantidade de frutos e, consequentemente, o ganho na produção e produtividade.

 “Por meio de aplicações de bioestimulantes foliares e de solo, que promovem na planta equilíbrio hormonal; aumentam a eficiência de acúmulo de carboidratos, reduzindo estresse, principalmente abióticos; fornecem os nutrientes essenciais para essa fase de produção; estimulam rapidamente o desenvolvimento de raízes absorventes; e condicionam e revitalizam solos, com ganhos na biologia, química e física do solo”, afirma Dias.

Fonte: Ascom

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo do ES lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária
Taxas futuras de juros sobem antes de Copom e com projeção maior de IPCA 2025 no Focus
RS já tem mais de R$ 80 mi em perdas na agropecuária e danos foram apenas parcialmente levantados
Nível atual dos juros esfriará demanda nos EUA, diz Barkin, do Fed
Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul