StoneX estima avanço de 5,0% das entregas de fertilizantes em 2020

Publicado em 04/12/2020 17:30
Ritmo de comercialização e oferta doméstica são fatores de destaque para perspectiva de consumo recorde de adubos

A StoneX em dezembro revisou para 38,05 milhões de toneladas sua estimativa para as entregas de fertilizantes em 2020, equivalente a um avanço de 5,0% no comparativo anual. Anteriormente projetadas em 37,32 milhões de toneladas (+3,0%), a revisão do volume para o ano corrente segue forte aquecimento das importações de adubos em outubro, e indicação de contínua internalização em novembro, desviando da tendência para o quarto trimestre do ano. 

As internalizações do complexo NPK já totalizam cerca de 25,15 milhões de toneladas (jan-out), montante 12,7% à frente do registrado no mesmo período de 2019. “O ritmo de importações decorre de forte negociação na ponta do consumidor final, movimento observado desde dezembro do ano passado e refletido no indicador de comercialização de fertilizantes”, explica a analista de inteligência de mercado da StoneX, Gabriela Fontanari.

Segundo análise do grupo, o maior otimismo dentre os produtores de grãos, alavancado pelo fortalecimento das cotações, e mercado doméstico confortavelmente abastecido pelas expressivas internalizações ao longo dos últimos meses corroboram para estimativa de novo recorde de consumo em 2020, e avanço anual mais acentuado frente safras anteriores. Ademais, há sinalizações de que as fortes importações e ritmo de comercialização perdure nos próximos meses.  

 

Fonte: StoneX

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem oscilação tímida sem sinais do BC sobre queda da Selic
Aprosoja MT reporta atrasos e dificuldades de plantio da soja em Rondonópolis, Juscimeira e Campo Verde
Chinesa Sinograin vende estoques de soja antes da chegada de carga dos EUA
Trump teve várias interações construtivas com Lula sobre comércio, diz representante comercial dos EUA
3tentos inicia processamento de canola em unidade gaúcha e vê expansão da safra
MAPA e MDA recebem representantes da Fetag e Federarroz em Porto Alegre