Câmara aprova projeto que cria fundos de investimentos para o setor agropecuário

Publicado em 22/12/2020 16:07 e atualizado em 23/12/2020 10:33

A Câmara dos Deputados aprova nesta terça-feira projeto de lei que institui os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro).

A proposta, que segue para votação no Senado, prevê que o Fiagro terá estrutura semelhante aos fundos imobiliários na intenção de ser um "propulsor" para o crédito no agronegócio, nas palavras do relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ).

"Acreditamos que os Fiagro democratizarão o mercado fundiário, pois viabilizarão investimentos em terra, por nacionais e estrangeiros de qualquer porte", disse o relator, no parecer, publicando que a possibilidade supera em parte a polêmica em torno da aquisição de terras por fora.

O texto aprovado nesta terça prevê que os fundos passados ​​ser constituídos na forma de condomínio aberto ou fechado com prazo de duração determinado ou indeterminado e arrendar ou alienar os imóveis rurais que venham a adquirir.

Os Fiagro selecionou a aplicação destinada a imóveis rurais, participação em sociedades da cadeia produtiva agroindustrial, ativos financeiros, títulos de crédito ou valores mobiliários emitidos por pessoas físicas e jurídicas da cadeia produtiva, direitos creditórios do agronegócio e títulos de securitização com lastro em direitos creditórios do agronegócio, por exemplo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno