Alysson Paolinelli é oficialmente indicado ao prêmio Nobel da Paz 2021

Publicado em 26/01/2021 15:16 e atualizado em 26/01/2021 20:07
Alysson Paolinelli - Presidente Executivo da Abramilho
O visionário da revolução agrícola tropical

LOGO nalogo

Indicado ao prêmio Nobel da Paz, o Prof. Dr. Alysson Paolinelli deu entrevista ao jornalista e diretor do Notícias Agrícolas, João Batista Olivi, nesta terça-feira (26) comentando sobre sua emoção e a importância dessa indicação ao país. 

"Esse é o início de uma homenagem não a mim, mas ao Brasil", disse. "A mensagem que eu deixo é de fé, de otimismo, de confiança. Temos que continuar a sonhar, vamos sonhar, mas vamos trabalhar seria e objetivamente para que nossos sonhos se tornem realidade. Nossa tarefa é fazer com que esse país seja reconhecido como a nova potência agrícola mundial e temos condições para isso. Queremos que todos aqueles que vivem da agricultura possam participar disso. E eu me compromete, só com essa indicação, a ajudar para que essas correções sejam feitas de forma adequada para um país melhor", disse. 

Alysson Paolinelli é oficialmente indicado ao prêmio Nobel da Paz 2021

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, teve sua indicação oficialmente anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) ao prêmio Nobel da Paz 2021.

Em setembro, Paolinelli foi um dos principais personagens e colaboradores da série especial do Notícias Agrícolas "A Verdade Contra a Fome" em que explicou como este processo se deu, levando o Brasil de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

Veja mais:
» A Verdade Contra a Fome

A campanha de comunicação sobre a indicação do ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz 2021 já está sendo divulgada nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedn).  

O visionário da revolução agrícola tropical. Assim pode ser chamado Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, agrônomo, professor universitário, Secretário de Agricultura/MG e depois Ministro da Agricultura. 

Nessas andanças levava um sonho: viabilizar uma tecnologia agrícola tropical,até então inexistente, e assim buscar a autossuficiência alimentar do Brasil, na época um importador de alimentos básicos. 

Desse impulso que nasceu a revolução agrícola tropical, liderada por Paolinelli nos anos 1970, e que se projetou pelas décadas seguintes, tornando o país protagonista da agricultura e da segurança alimentar mundial, além de contribuir para a maior parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas. 

Por esse legado, Paolinelli está sendo indicado para o Nobel da Paz 2021. 

A indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), professor Durval Dourado Neto. 

A campanha é uma produção da Rede Alysson Paolinelli Nobel da Paz 2021. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Rede Paolinelli Nobel da Paz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Ultima vez que estive com o dr. Alysson Paulinelli foi na FIIB 2018 em São Paulo (Feira de Irrigação Brasil)... hoje a região de Sinop-MT deve muito ao Dr. Paulinelli; tenho fotografia do ilustre ex-ministro espalhando calcáreo na Gleba Celeste, Hoje Sinop-mt , com um trator zetor e um espalhador Pendular... Foi o inicio da arrancada do cultivo do milho e da soja em nossa regi... meu Irmão Elio Zanini recebeu a medalha de produtor modelo do Estado de Mato Grosso; numa visita a Sinop em 1981 (com a proeza de semear o arroz IAC 25, e de safrinha plantou em fevereiro, milho , feijão preto e carioca. (aplicou no solo, calcareo e fosfato de araxa no preparo do solo)..., foi o primeiro milho cultivado em Sinop - MT.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ELVIO, esses fatos não são de conhecimento da maioria, pois não são narrados pela imprensa. Mas são essas ações que construíram a realidade atual do Brasil no cenário agrícola mundial. ... PARABÉNS ! POR SER UM DOS PROTAGONISTAS DESSA HISTÓRIA.

      0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Vivo num mundo de bilhões de minha espécie. Alguns são protagonistas, e não os invejo.

    Fico feliz em verificar que existem espécimes com qualidades superiores e, estas qualidades devem servir de exemplo para a maioria, a qual me incluo.

    Fico a matutar pois, sou um velho matuto. Esse senhor é um ícone dentro da classe agronômica e, mantém essa humildade e coragem em aceitar novos desafios. Digo desafios pois, em 2020, Alysson Paolinelli assumiu como Titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrado.

    A Cátedra Luiz de Queiroz é uma iniciativa que tem por finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade. As atividades da Cátedra são abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades do Brasil e do exterior e, a cada ano, seu titular profere conferências e coordena atividades de ensino, pesquisa e outras iniciativas de natureza acadêmica. Mantém ainda em sua essência um plano anual de atividades, que traz como objetivo propor a exploração de temas interdisciplinares para analisar cenários e enfrentar desafios futuros para sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados no Brasil e no mundo.

    Como um simples "passageiro", tenho a lembrança de ele ter sido o Paraninfo da minha colação de grau em 1974, na saudosa ESALQ.

    ÊITA MUNDO BÃO !!!

    1
  • carlo meloni sao paulo - SP

    O que mais me agradou foi o sorriso satisfeito do Joao Batista... Vamos sonhar com essa esperança...

    4
  • Rafael Mendes Araguari - MG

    Merece demais!!!

    3
  • José Roberto de Menezes Londrina - PR

    O Dr. Alysson Paolinelli é a pessoa indicada para representar o Agro Brasil do Cerrado. Com potencial para produzir mais de 2 bilhões toneladas de grãos e alimentar mais de 3 bilhôes de pessoas. Sua escolha como Nobel da Paz de 2021 será muito importante para o Brasil conquistar a liberdade tecnológica e diminuir a fome e o sofrimento de bilhões de pessoas.

    5