Minerva Foods ocupa 2º lugar no Ranking Forest 500 no segmento de processadores de carne bovina, promovido pela Global Canopy

Publicado em 26/01/2021 17:25
Companhia segue bem posicionada em avaliações internacionais sobre a cadeia produtiva de proteína animal no Brasil e no mundo.


Como resultado do compromisso e esforço contínuo em seguir com uma atuação socioambiental cada vez mais responsável, a Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, foi avaliada pelo Ranking Forest 500 como uma das empresas do setor de proteínas que apresenta os menores riscos de vínculo com o desmatamento ou de potencial exposição a cadeias de fornecimento de commodities de risco florestal.

A avaliação é realizada anualmente pela Global Canopy, uma organização ambiental criada em 2001 no Reino Unido, que busca acelerar o progresso em direção a uma economia global sem desmatamento - por meio de maior transparência, finanças inovadoras e comunicações estratégicas. O processo de avaliação analisa as políticas de enfrentamento do desmatamento incorporado nas cadeias de suprimento de commodities de risco florestal.

A posição de destaque da Minerva Foods no Forest 500 comprova que os investimentos dedicados aos temas de sustentabilidade e responsabilidade social da Companhia têm se mostrado cada vez mais efetivos, com resultados que se tornam referência. "A sustentabilidade é uma pauta que guia o nosso negócio todos os dias. Não tomamos uma decisão sem analisar os impactos ambientais e sociais que ela pode gerar, mas mais do que isso, avaliamos ainda como nós podemos contribuir para a preservação do meio ambiente, pensando em novas soluções que fomentem o desenvolvimento sustentável do negócio", comenta Taciano Custodio, diretor de sustentabilidade da Minerva Foods.

Nesse sentido, a Companhia é ainda a primeira do setor a avançar com ações para avaliação da cadeia de fornecedores indiretos, com a realização do teste com o Visipec, uma ferramenta para avaliação de riscos relacionados a fornecedores indiretos no Brasil, desenvolvida em parceria pela National Wildlife Federation (NWF) e a Universidade de Wisconsin. Testes preliminares realizados em três unidades dos Estados de Mato Grosso e Rondônia apontaram 99,9% de atendimento aos critérios definidos pelo Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos.

"Trabalhamos com tecnologia de ponta para monitorar nossos fornecedores diretos nos biomas Amazônia e Cerrado, com 100% das propriedades analisadas. O Visipec é uma ferramenta complementar, que irá nos trazer ainda mais visibilidade sobre os fornecedores indiretos. Nosso exercício diário para manter a conformidade dos nossos parceiros comerciais nos garantiu os melhores resultados também em auditorias supervisionadas pelo Ministério Público Federal, disponíveis publicamente", reforça o diretor.

Vale ressaltar que a Minerva Foods é a única empresa do setor atualmente financiada pela International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial, que apoia o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e sua liderança no gerenciamento das questões socioambientais de sua cadeia produtiva.
 

Fonte: Minerva Foods

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas