Cartilha orienta gestores na implantação de Serviços de Inspeção Municipal vinculados a consórcios públicos

Publicado em 10/02/2021 09:27
Iniciativa visa apoiar os gestores municipais a incrementar a inspeção de produtos de origem animal e promover segurança sanitária e alimentar à população

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta terça-feira (9) uma cartilha informativa que trata da implantação e operacionalização de inspeção municipal e de consórcios públicos de Municípios. A iniciativa colaborativa do Mapa, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP) e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) tem como objetivo auxiliar gestores públicos municipais na criação de Serviços de Inspeção Municipais e sua organização em consórcios públicos. 

O material oferece informações objetivas, claras e didáticas sobre bases legais, formas de organização, área de atuação, objetivos e os passos para constituir e operacionalizar um serviço de inspeção municipal e um consórcio público. Ela também presta orientações sobre como os produtos registrados pelos serviços de inspeção municipais podem alcançar o comércio regional e nacional. 

O lançamento da cartilha foi realizado durante uma live. O Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, destacou que a cartilha incentiva a organização da inspeção municipal com todo o suporte técnico. “Vamos continuar dando o apoio, suporte e orientação técnica. Os pequenos produtores e os consumidores serão beneficiados com a ampliação de mercado e segurança alimentar”, explica.

O secretário Executivo do Mapa, Marcos Montes, disse que a cartilha ajuda a construir oportunidades para os pequenos produtores e empreendedores e também para os municípios. “Estamos dando um passo enorme no serviço de inspeção do consórcio público e, tenho certeza que, com a cartilha vamos orientar e estar mais perto dos municípios”, afirma. 

Também participaram do lançamento o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges; o diretor presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o analista técnico de desenvolvimento rural da CNN, Osni Morinishi Rocha. 

O documento é de leitura obrigatória aos gestores públicos municipais que buscam ampliar a atuação dos serviços de inspeção e do mercado consumidor para os negócios regionais, reduzir despesas dos municípios, promover maior inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal, promover maior segurança sanitária e segurança alimentar da população. 

A cartilha está disponível em versão digital no site do ministério.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha
Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil