Santa Catarina inicia tratativas com o Governo Federal para levar internet para o campo

Publicado em 24/03/2021 08:01

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural pretende investir em projetos para melhorar o acesso à internet no campo. Nesta terça-feira, 23, o secretário Altair Silva apresentou a demanda catarinense para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, durante reunião em Brasília.

“Precisamos de internet de qualidade e acessível para o meio rural. Essa é uma necessidade urgente para Santa Catarina. Temos uma agropecuária qualificada, moderna e tecnificada, que gera renda e oportunidades em todo o estado. Não podemos pensar em agricultura no futuro sem ampliar a conectividade no campo”, destaca Altair Silva.

Durante o encontro, o secretário catarinense solicitou o aporte de recursos do Ministério das Comunicações para que os trabalhadores rurais possam ter acesso pleno à internet, ampliando os mercados e melhorando a gestão das propriedades.

Santa Catarina pretende reduzir ainda os custos de aluguel de postes para levar internet via fibra óptica ao campo. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é possível regulamentar essas ações em um trabalho conjunto entre Assembleia Legislativa e Governo do Estado.

A conectividade será também uma das linhas atendidas pelo novo SC Rural, programa que está sendo negociado junto ao Banco Mundial. O secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, pretende buscar maneiras de auxiliar a demanda catarinense.

Investimentos para garantir o abastecimento de água

Nesta terça-feira, 23, o secretário Altair Silva participou ainda de reunião com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Luiz Costa, quando solicitou aporte de recursos para programas de apoio a investimentos para captação e armazenamento de água.

A Secretaria da Agricultura deve apresentar um projeto para se enquadrar na segunda etapa do Programa Águas Brasileiras, lançado pelo Governo Federal para revitalização de bacias hidrográficas.

Fonte: Sec. de Agricultura de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel
Associações e Sindicatos Rurais realizam campanhas para arrecadar recursos para o Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Presidente da Aprosoja RS e Senador, Ireneu Orth, avalia perdas no campo e medidas que apresenta em Brasília para reconstrução do estado