Indicado ao Nobel da Paz, Alysson Paolinelli faz palestra on-line no dia 7 de abril

Publicado em 05/04/2021 10:53

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, é o próximo palestrante do Ciclo de Palestras Técnicas da Embrapa Cerrados. No dia 7 de abril, às 10h, ele apresenta o tema “Pesquisa Agropecuária Brasileira: passado presente e futuro”. O evento on-line pode ser acompanhado no canal da Embrapa no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=F9O28LCwnis.

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, onde também foi professor de Hidráulica, Irrigação e Drenagem e diretor, Alysson Paolinelli assumiu a secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971 com o desafio de implantar uma nova matriz produtiva baseada na incorporação de tecnologia e políticas de crédito estimuladoras de modernização. Ocupou o cargo por três vezes – 1971 a 1974, 1991 a 1994 e 1995 a 1998.

Assumiu o Ministério de Agricultura em 1974, iniciando um período de políticas marcantes para o setor e para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro, criando as estruturas de governança que permitiram a expansão da revolução agrícola tropical sustentável. Durante os cinco anos à frente do ministério, estruturou a Embrapa e atraiu destacados profissionais das universidades e dos órgãos de assistência técnica. Como deputado constituinte, trabalhou para inserir, na Constituição Federal, os pilares para uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva.

Em 2006, juntamente com Edson Lobato, pesquisador aposentado da Embrapa Cerrados, e com o cientista norte-americano Andrew Colin McClung, foi laureado pelo World Food Prize, o “Nobel” da Agricultura, pelo papel vital na transformação dos solos inférteis do Cerrado em áreas agrícolas produtivas, o que viabilizou a agricultura tropical no Bioma. Paolinelli atualmente preside a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e o Instituto Fórum do Futuro

Em janeiro de 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp), com o apoio de mais de 100 cartas de representantes de instituições de 24 países. Os nomes dos laureados serão anunciados em outubro pelo Comitê Norueguês do Nobel.

De acordo a Esalq, a indicação se deve ao legado de Paolinelli em transformar o Brasil, de importador de alimentos em 1970, em potência mundial do agronegócio, o que possibilitou alimentar cerca de 1,2 bilhões de pessoas no mundo todo em 2016; e por liderar o projeto Biomas Tropicais, que procura estruturar um planejamento estratégico para prover a produção de alimentos para mais 1,12 bilhões de pessoas em 2050, atendendo à expectativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de que o País responda por 40% da expansão da produção mundial até aquele ano, promovendo a paz.

A apresentação de Paolinelli será a segunda do Ciclo de Palestras Técnicas da Embrapa Cerrados, evento que busca aproximar cada vez mais a pesquisa do setor produtivo. O primeiro tema foi a “Avaliação e seleção de clones de seringueira na região centro-oeste do Brasil”, apresentado pelo pesquisador Ailton Pereira, em fevereiro.

Serviço:
Ciclo de Palestras Técnicas 
7 de abril, de 10h às 11h30
Tema: “Pesquisa Agropecuária Brasileira: passado presente e futuro”
Palestrante: Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura (1974-1979) e indicado ao Nobel da Paz 2021
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=F9O28LCwnis

Fonte: Embrapa Cerrados

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha