Custos de produção de 600 itens são atualizados para política agrícola para SC

Publicado em 05/04/2021 15:03

Mais de 600 itens relacionados à agricultura de Santa Catarina tiveram os preços levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a atualização dos custos de produção no estado e para atender a formulação da política agrícola pelo governo federal.

Em virtude das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as cotações foram feitas pelos técnicos da Companhia por meio remoto, a partir de informações obtidas de diversos fornecedores, sobretudo nas praças onde os custos foram formados, a fim de refletir os preços reais suportados pelos produtores.

Os produtos e os locais pesquisados foram assim distribuídos: milho da agricultura empresarial (Campos Novos), milho da agricultura familiar (Palmitos), cebola (Alfredo Wagner), tomate (Caçador), feijão carioca (Campos Novos), feijão preto (Canoinhas), banana (Corupá), alho (Frei Rogério), arroz (Meleiro e Massaranduba), maçã (São Joaquim), maracujá (Sombrio) e leite (Dionísio Cerqueira).

Esta atualização, além de permitir aos interessados estimar a lucratividade das lavouras e decidir o que plantar e o quanto investir, é referência para o comitê gestor do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) utilizar nos cálculos dos preços de garantia do programa, bem como na formulação, pela Companhia, dos preços mínimos dentro da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) - valores esse que são submetidos e aprovados pelos ministérios da Agricultura e Economia, bem como pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nematóides: o problema oculto que pode derrubar sua produtividade
Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril
Brasil avança em soberania tecnológica com investimento em biotecnologia
Analizando sua comercialização
Trump diz que Irã lhe informou estar em "estado de colapso"
De Olho no Material Escolar leva 1.700 estudantes da região de Ribeirão Preto/SP para conhecer o agronegócio