CRA debaterá regularização fundiária nesta quinta-feira

Publicado em 28/04/2021 09:29
Presidente da Comissão de Agricultura, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi o relator do PL 4.348/2019, que regulariza ocupações em terras da União entre 1985 e 2008

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 13h30, audiência pública sobre a regularização fundiária conforme o PL 4.348/2019, aprovado na sessão deliberativa remota do Senado no último dia 15 de abril.

A proposta, que ainda será analisada na Câmara dos Deputados, regulariza todas as ocupações com características de colonização ocorridas em terras da União antes de 10 de outubro de 2008.

A matéria beneficia os que fizeram ocupações depois de 1985. A Lei 11.952, de 2009, em vigor, permitiu a regularização de assentamentos criados somente até o dia 10 de outubro de 1985. O relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), defendeu uma regularização fundiária que atenda aos interesses de quem ainda não tem o título definitivo de suas terras e, ao mesmo tempo, preserve o meio ambiente.

Para o debate foram convidados a coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Mariana Mota, e representantes da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida da União Europeia contra exportações brasileiras de produtos de origem animal
UE poderia bloquear carnes do Brasil a partir de setembro, no caso de descumprimento de regra
Petrobras enviará delegações de refino e exploração e produção ao México, diz CEO
Petrobras tem queda de 7,2% no lucro do 1º trimestre, mas alta do petróleo ainda não aparece no balanço
Fenagra 2026 projeta mais de R$ 1 bilhão em negócios e reforça protagonismo do biodiesel no agro brasileiro
Tria, do Patria, entra no mercado global de trading de açúcar