Comissão debate incentivos à agricultura familiar e Cúpula dos Sistemas Alimentares

Publicado em 10/05/2021 17:53

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (12), uma audiência pública para discutir incentivos à agricultura familiar e a Cúpula dos Sistemas Alimentares.

A Cúpula de Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro deste ano, busca reunir as melhores evidências, ideias e experiências para transformar a maneira que o mundo produz, consome e descarta alimentos.

"É importante conhecer e iniciar os diálogos para a Cúpula de Sistemas Alimentares, que visa alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, a serem alcançados até 2030", afirma o deputado Padre João (PT-MG), um dos requerentes do debate.

Já o deputado Carlos Veras (PT-SE), que é presidente da comissão, apresentou requerimento para discutir o respeito às políticas públicas de incentivo à produção, comercialização e acesso aos alimentos.

"Recente pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional demonstra que 116,8 milhões de brasileiros viveram com algum grau de insegurança alimentar em 2020. Entre esses, 43 milhões de pessoas não tinham alimentos em quantidade suficientes e 19 milhões enfrentavam a fome diariamente", informa o parlamentar.

O deputado lembra que a emenda Constitucional 64/10 estabeleceu a alimentação como direito social. "Com essa alteração constitucional a soberania e segurança alimentar são deveres do Estado, não mais política de um governo", destaca Veras.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 9.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel
Associações e Sindicatos Rurais realizam campanhas para arrecadar recursos para o Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Presidente da Aprosoja RS e Senador, Ireneu Orth, avalia perdas no campo e medidas que apresenta em Brasília para reconstrução do estado