Conab destaca no Boletim de Monitoramento Agrícola situação das lavouras de grãos e falta de chuvas

Publicado em 27/05/2021 08:42 e atualizado em 27/05/2021 09:23

O desenvolvimento das lavouras de segunda safra de grãos no Brasil está dependendo da regularidade das chuvas principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, parte de Goiás e Minas Gerais, pois estão sob maior restrição hídrica. No entanto, o maior estado produtor, Mato Grosso, no geral, apresenta condições favoráveis.

A análise está no Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), elaborado com base nas condições observadas na primeira quinzena deste mês. A publicação apresenta as condições agrometeorológicas e a interpretação do comportamento das lavouras em imagens de satélites e no campo. As informações serão utilizadas nas próximas estimativas de safra, além de subsidiar a tomada de decisão do governo e do setor agropecuário. 

O destaque é o atraso na semeadura do milho segunda safra e a atual predominância dos estádios em desenvolvimento vegetativo e floração, que necessita de maior disponibilidade hídrica para uma boa produção. 

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a situação das lavouras. 

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares