Previsão de Safra: IEA divulga os resultados para as culturas perenes e semiperenes

Publicado em 18/06/2021 12:56 e atualizado em 18/06/2021 14:21
Apesar de seca, seringueira apresenta ligeiro aumento de produção, banana e mandioca sofrem mais com as condições climáticas

O 2º levantamento das previsões de área e produção de culturas agrícolas no Estado de São Paulo referentes ao ano de 2021, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), aponta a evolução das principais culturas do Estado obtidos nos  645 municípios paulistas.  

No caso das culturas perenes e semiperenes, observa-se pequena retração na área cultivada (-0,1%) e são esperadas quedas na produção (-2,9%), por conta da menor produtividade (-2,8%). O café, devido a bienalidade de produção e atualmente em situação de baixa, é o responsável pelo desempenho negativo desse grupo e, em menor proporção as culturas da laranja e banana, explicam Felipe Camargo, Carlos Fredo, Carlos Roberto Bueno, Celma Baptistella, Denise Caser, José Alberto Angelo, Maximiliano Miura, Paulo Coelho e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do IEA. 

 Em abril, foi realizado o terceiro acompanhamento da safra de Banana, que sinalizou decréscimo de área (-2,9%) e produção (-2,6%). Levando-se em conta apenas a área em produção, houve decréscimo na produtividade (-0,4%) em relação à safra anterior. A atividade poderá atingir o total de 1,063 milhão de toneladas da fruta, em uma área de 52,2 mil ha. Os principais EDRs são Registro, São Paulo e Jales, que concentram 75,7% da produção paulista. 

Para a cultura da Seringueira este também é o 3º levantamento que apontou diminuição de 2,4% da área total plantada (132,3 mil ha), quando comparada com o final da safra 2019/20. A área em produção apresentou aumento de 0,9%, enquanto a área em formação caiu 130%. A expansão da área em produção propiciou ligeiro aumento da produção em 0,6%, enquanto a produtividade média apresentou queda de 0,4%. Problemas climáticos como falta de chuvas impactam a produtividade da cultura, e conjunturas econômicas afetam a área plantada. 

O levantamento de abril de 2021 para a mandioca industrial aponta para uma produção de 1,26 mil t, volume 7,2% menor que o obtido na safra passada. A produtividade diminuiu 5,5%, 28,7 t/ha, assim como a área, redução de 6,3%, chegando aos 59,2 mil ha. A área cultivada com mandioca para mesa diminuiu 3,8%, totalizando 19 mil há, neste levantamento. A produção também apresentou redução de 3,9%, atingindo 237,5 mil toneladas, com produtividade de 16,6 t/ha, 3,5% maior em relação à safra anterior.   

Para o tomate envarado (consumo in natura), o segundo levantamento da safra 2020/21 (safra de inverno) apresentou incremento de 23,1% na área plantada na comparação com a safra anterior, totalizando 4,8 mil ha. Para a produção, o aumento esperado é de 31,3% com previsão de serem colhidas 382,7 mil toneladas e acréscimo de 6,6% de produtividade (79,7 t/ha). A previsão inicial para o tomate rasteiro (destino indústria), apontou diminuições significativas de 41,2% de área cultivada e de 45% na produção na comparação com a safra anterior.  

O levantamento traz ainda detalhes das safras agrícolas de grãos; além de apresentar o comportamento regional da safra de cada cultura por Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR). O próximo levantamento que será realizado em junho, trará informações mais precisas sobre área, produção e produtividade das culturas perenes. 

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e informações sobre as demais culturas agrícolas acompanhadas nesse levantamento, assim como conhecer a metodologia utilizada, clique aqui

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli