Abapa doa kits de irrigação para pequenos agricultores de São Desidério

Publicado em 23/06/2021 18:10
O município do Oeste da Bahia é o maior produtor de algodão do estado e está entre os maiores do país.

Águas não faltam em São Desidério. Seus rios, lagoas e grutas atraem visitantes de todas as partes. Mas para os pequenos agricultores de frutas, hortaliças, mandioca e outras culturas, como milho e feijão, a abundância do recurso hídrico nem sempre significa disponibilidade. É o caso de seu Paulo Abreu, de 49 anos, que juntou com sacrifício 20 mil reais para investir num poço artesiano, e esperava, com o que restasse do recurso, implantar um pequeno sistema de irrigação. “Não sobrou nada. Decidi procurar um banco de fomento, e até me endividar, para fazer a água do poço chegar à minha roça, mas era tanta burocracia, tanto avalista, que voltei para casa muito triste, sem saber o que fazer”, relatou o agricultor, natural do município de Irecê, e, há 20 anos, morador de São Desidério.

Nesta quarta-feira, 23 de junho, a história de Paulo Abreu finalmente deu uma guinada. O kit de irrigação com o qual ele sonhava e fazia planos chegou às suas mãos, graças à parceria que já dura três anos entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura Municipal de São Desidério. Esta parceria faz parte do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor, da Abapa, que doa kits de irrigação que fazem a diferença na vida de cotonicultores familiares, no Sudoeste do estado, e de produtores de culturas hortícolas, dentre outras, na região Oeste da Bahia. Da prefeitura, eles recebem a assistência técnica tanto para a montagem do sistema, quanto para a agricultura em si, e até assessoria na comercialização da produção.

Seu Paulo pretende irrigar dois hectares, e, além do poço artesiano, deixou tudo preparado para isto. Seu relato emocionou os presentes à solenidade, ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. “Foi a luz no fim do túnel com a qual eu sempre sonhava”, disse.

Nesta etapa da parceria entre a Abapa e a Prefeitura, foram distribuídos kits suficientes para irrigar três hectares de lavouras. “Mas esses kits são fracionados, e vão atender a nove famílias de comunidades diversas do município”, explica o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais.

De acordo com a secretária, Patrícia Rocha, estas doações, ao longo dos três anos, têm ajudado a melhorar a vida de muitas famílias. Já são quase 30, contando com as beneficiadas na solenidade. “Muitos que, antes da irrigação, produziam apenas para a subsistência, depois dos kits, passaram a vender o que produzem, até para o Governo Municipal, via edital, seja para a Merenda Escolar, para o hospital e o abrigo de idosos”, disse a secretária.

A decisão pelas famílias a receber o kit de irrigação, segundo Patrícia Rocha, é muito criteriosa. “Precisamos que eles tenham uma estrutura mínima, como uma bomba d’água, por exemplo, e damos o acompanhamento a essa família depois da instalação”, afirmou. A secretária elogiou a iniciativa da Abapa, lembrando que o município é o maior produtor de algodão do estado, e está sempre entre os maiores do Brasil. “Esse olhar do grande produtor sobre o pequeno vem de quem conhece de perto as dificuldades de quem produz. Muitos cotonicultores do Oeste, um dia, foram também pequenos agricultores. A solidariedade traz enormes benefícios. Somos muito gratos à Abapa”, concluiu Patrícia Rocha.

Fonte: Abapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel
Associações e Sindicatos Rurais realizam campanhas para arrecadar recursos para o Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Presidente da Aprosoja RS e Senador, Ireneu Orth, avalia perdas no campo e medidas que apresenta em Brasília para reconstrução do estado