Comissão de Agricultura aprova projeto que amplia recursos para Embrapa

Publicado em 24/06/2021 11:22
Recursos serão obtidos por meio de transferência de tecnologia e licenciamento de produtos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5999/19, que autoriza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a receber os recursos oriundos de transferência de tecnologias e licenciamento comercial dos seus produtos e serviços. O projeto já foi aprovado pelo Senado. Na Câmara, recebeu parecer favorável do relator, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).

O projeto altera a Lei 5.851/72, que criou a Embrapa. Atualmente, não existem mecanismos jurídicos que permitam que a empresa de pesquisa fique com os recursos obtidos de licenciamento de produtos e transferência de tecnologia.

Para o relator, a proposta fortalece a instituição, que ganha mais uma fonte de receita. Hoje, a Embrapa recebe recursos do Orçamento da União e de convênios ou contratos de prestação de serviços.

“Sem que haja maior autonomia [financeira], contingenciamentos orçamentários de recursos da União, em um cenário de restrição fiscal crescente, devem dificultar cada vez mais o planejamento e a execução de suas atividades”, disse Redecker.

O projeto determina também que os recursos arrecadados por meio de contratos de transferência de tecnologia deverão ser aplicados exclusivamente em pesquisa.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja nas máximas do ano devem estimular vendas no Brasil, diz analista
Leonardo, direto do estande da LS Tractor na Agrishow 2024, relaciona sua carreira na música com seu amor pelo agronegócio
Mercado global de arroz se estabiliza, clima imprevisível preocupa, diz Dreyfus
Agricultura Digital e a transformação da gestão à produtividade nas fazendas
Com novo implemento, velocidade da plantadeira pode dobrar e chegar a 16km/h