Xinhua: Renda de residentes rurais da China aumenta 14,1% no primeiro semestre

Publicado em 20/07/2021 08:42

A renda disponível per capita dos residentes rurais da China atingiu 9.248 yuans (US$ 1.426) no primeiro semestre do ano, um aumento anual de 14,1% em termos reais após deduzir fatores de preços, disse um funcionário nesta terça-feira (20).

O ritmo de crescimento da renda dos residentes rurais é 3,4 pontos percentuais mais rápido do que residentes urbanos, disse Zeng Yande, alto funcionário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, em uma coletiva de imprensa.

A produção agrícola e a economia rural da China prosperaram no primeiro semestre do ano. A produção de grãos de verão aumentou anualmente 2,97 milhões de toneladas, para um recorde de 145,8 milhões de toneladas, disse Zeng.

A área total de plantio de grãos de verão aumentou em 265.500 hectares, revertendo uma tendência de redução de cinco anos, enquanto o rendimento por unidade também viu a expansão por três anos consecutivos para atingir uma nova alta, disse Zeng.

Dados do Departamento Nacional de Estatísticas mostraram que a produção de carne suína aumentou 35,9% em termos anuais, para 27,15 milhões de toneladas no período janeiro-junho.

A produção de outros principais produtos agrícolas, como carne bovina, carneiro, carne aviária, leite e produtos aquáticos também aumentou no período, e o fornecimento de hortaliças e frutas foi suficiente, disse Zeng.

A oferta e a demanda no mercado de carne suína ficarão em equilíbrio por um período de tempo, disse Xin Guochang, funcionário da pasta, acrescentando que o lucro da criação de suínos pode voltar ao nível normal, devido ao boom do consumo, mas o período de alto lucro já acabou.

Xin sugeriu que os agricultores prestem mais atenção às informações de advertência antecipada das autoridades agrícolas e não organizem a produção com uma mentalidade especulativa.

Para estabilizar a produção de suínos, o ministério trabalhará com autoridades relacionadas para manter a continuidade e estabilidade do uso da terra, avaliação ambiental e políticas financeiras, fortalecer o monitoramento e alerta precoce sobre produção e mercado e coordenar a regulação sobre a capacidade de produção com medidas de reserva de carne suína, disse Xin.

A economia rural da China registrou crescimento constante durante o período. O valor agregado da indústria de processamento de produtos e subprodutos agrícolas aumentou 10,7% ano a ano, enquanto o turismo rural basicamente se recuperou para o nível do mesmo período de 2019. As vendas no varejo online de produtos agrícolas também mantiveram um crescimento de dois dígitos. 

Fonte: Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ceasa/RS retoma as operações no CD da Farmácias São João, em Gravataí
Famato apoia Governo do Estado em projeto que destina R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul passa por tragédia humanitária e não pode ter espaço para discursos oportunistas
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Logística Portuária, Argentina, Exportação de Algodão, Protocolo PPS e Abramilho
Estratégias de Manejo Biológico na agricultura | Maneco Zago | Agro Jovem Podcast