Conab reúne armazenadores para explicar vantagens do credenciamento de unidades

Publicado em 27/07/2021 16:53

Os agricultores e empresas de armazenagem interessados na possibilidade de ter o Governo Federal como cliente de seus serviços de estocagem terão oportunidade de conhecer o credenciamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A partir desta semana, a estatal promove diversos encontros virtuais para trazer detalhes de como armazenar estoques públicos para a Companhia. 

A primeira reunião será feita nesta segunda-feira (2/08), às 9h, com armazenadores no estado do Maranhão. O segundo encontro ocorre no dia 3/08, com público-alvo do Piauí, e no dia 4/08 com o da Bahia. "As ações relativas à aquisição de grãos do Governo Federal podem ser realizadas em armazéns privados contratados", explica o superintendente de Armazenagem da Conab,  Stelito Reis. "Para isso, os interessados em guardar estoques públicos devem se credenciar por meio de assinatura de Contrato de Depósito com a Companhia e atender aos requisitos dos normativos, que incluem a obrigatoriedade do CNPJ, por exemplo."

De acordo com o superintendente, um dos objetivos dos encontros é ampliar a lista de potenciais armazenadores e garantir o apoio nas políticas de abastecimento na região. É importante lembrar ainda que, para prestar os serviços de armazenagem para o governo é necessário que o estabelecimento esteja credenciado e habilitado no momento da entrada dos estoques. Um dos principais requisitos para o credenciamento da unidade é que ela esteja Certificada, conforme Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No momento em que a Conab faz aquisição dos produtos nos armazéns credenciados, passa a pagar as tarifas quinzenais de armazenagem conforme a tabela divulgada no site da Companhia.

edital de chamada pública com as regras de credenciamento também está disponível no site da Conab. Caso os interessados em credenciar seus armazéns tenham dúvidas quanto às tarifas pagas ou quanto ao processo de credenciamento, podem entrar em contato na Superintendência Regional da Conab no estado que o armazém vai ser credenciado ou na Gerência de Cadastro e Credenciamento de Armazéns, na Matriz da Companhia em Brasília.

A participação nas reuniões virtuais é restrita ao grupo já contactado pela Companhia. Mas os agentes locais do setor que não receberam o convite podem solicitar inscrição nos eventos, a partir de contato com a Superintendência Regional da Conab no seu estado.

Serviço:
Reunião on-line sobre credenciamento de armazéns privados
Datas: 
Maranhão: 02/08, às 9h
Piauí: 03/08, às 10h
Bahia: 04/08, às 10h

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%