Brasil fecha 1º semestre com alta de 9,4% na área tratada com defensivo agrícola

Publicado em 04/08/2021 15:28 e atualizado em 04/08/2021 16:09

Os agricultores do Brasil trataram 748,6 milhões de hectares com defensivos químicos no primeiro semestre, aumento de 9,4% sobre igual período do ano anterior, informou nesta quarta-feira o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

A "área tratada" representa a multiplicação de área cultivada pela quantidade de aplicações realizadas, o que, segundo a entidade, é a metodologia que melhor reflete o uso efetivo de agroquímicos pelos agricultores.

Em volume, houve elevação de 7,6% no total de produtos utilizados de janeiro a junho, para 472.436 toneladas.

Pressionado pela diferença cambial, o valor de mercado diminuiu 7,9% no período, passando para 5,308 bilhões de dólares --a soja representou 31% e os inseticidas 37%. Já na moeda brasileira, houve alta de 13%, para 28,462 bilhões de reais.

O sindicato ressaltou que, no segundo trimestre, o uso de defensivos para o milho aumentou, em meio a problemas climáticos durante o desenvolvimento da cultura.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP