Reunião anuncia retomada da AGRISHOW em 2022

Publicado em 11/08/2021 14:47
Realização do evento foi anunciada em encontro na cidade de Ribeirão Preto; associações do setor, prefeitura e secretaria de agricultura alinharam força tarefa para realização do evento

Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina que ocorre anualmente em Ribeirão Preto, a Agrishow – interrompida em 2020 por conta da pandemia Coronavirus— inicia os preparativos para a retomada da feira em reunião realizada na noite da última segunda-feira (9/8). O evento acontecerá na semana de 25 a 29 de abril de 2022, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Segundo o presidente da feira, que também é secretário executivo da agricultura do estado de São Paulo, Francisco Matturro, é necessário criar um cenário favorável para manter o atrativo para participação dos visitantes, expositores e fornecedores, sendo que este último grupo foram os mais afetados com a paralisação dos eventos.

“Parcimônia nos preços. Esse é um dos atrativos que teremos para trazer de volta nossos expositores e visitantes”, disse Matturro, que completou: “É uma retomada, sim, e retomada custa caro. Assim, precisamos da colaboração e mudanças. Por questões dos protocolos de segurança do município e do estado, todos os participantes do evento deverão estar adequados as cumprir o distanciamento social. Temos grandes problemas para resolver e a comunidade local está nos ajudando”.

No último ano de realização da feira, ainda em 2019, a Agrishow recebeu 159 mil pessoas e movimentou R$ 2,9 bilhões entre visitantes e expositores, já 6,4% a mais do que em 2018. Na ocasião, o encontro contou com a apresentação de 800 marcas nacionais e internacionais.

Os organizadores da Agrishow se reuniram com o prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira (PSDB), com membros dos sindicatos de hotéis, bares e restaurantes, além do secretário da agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, o deputado Itamar Borges (MDB), a Associação Comercial e Industrial (Acirp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), entre outros.

Além de destacar os números acima, o Sr. Dorival Luiz Balbino, ainda reforçou que o momento é que a rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio como um todo recebam bem todos os visitantes e expositores da Agrishow, praticando preços e condições justas.

“É uma engrenagem extremamente virtuosa que devemos cuidar com todo carinho”, afirmou o prefeito. “Todos tivemos de ter muita resiliência neste período de ausência do evento. Aliás, resiliência, resistência e teimosia. Agora só faltam 259 dias para a chegada da Agrishow, e estamos contando os dias”, comemorou Duarte Nogueira.

Representantes das entidades realizadoras da feira também estiveram presentes no encontro:  Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).

“Nosso desafio é muito grande, produzir arranjos produtivos locais para promover empreendedorismo em nossa cidade e toda a região. Somos um exemplo de feira no Brasil e em toda a América Latina”, salientou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, que participou de forma on-line.

A diretora executiva da Agrishow, Liliane Bortoluci, comentou que, apesar das incertezas acerca da feira nos últimos anos, o trabalho para a realização do encontro e os contatos com os participantes não sofreu interrupções. “Não paramos em momento algum para manter sempre viva a feira”, assegurou.

Fonte: Agrishow

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor
Jornalista Andressa Simão, do Notícias Agrícolas, conquista 2º lugar no 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo
Faec completa 60 anos de atuação em defesa do produtor rural no Ceará
Belagrícola divulga comunicado oficial sobre estrutura societária e situação econômica após informações da Pengdu Agriculture