Autorizado pagamento de R$ 20.944 em subvenção via PGPM-Bio na BA

Publicado em 10/09/2021 14:47

Na última sexta-feira (3), foi autorizado o pagamento de R$ 20.944 em Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) na Bahia. A política pública, executada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tem como principais beneficiários no estado os produtores de piaçava natural.

Os extrativistas de piaçava da região do Baixo Sul da Bahia participantes têm 7 dias corridos para realizar o saque. O pagamento desta subvenção está vinculado à comercialização de 26.687 quilos de piaçava bruta. A Bahia é o principal produtor de piaçava natural do Brasil, indicando um grande potencial de participação na PGPM-Bio.

PGPM-Bio garante preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.

A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da SDPE, que consiste no pagamento de um bônus quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul
Assembleia Legislativa do Amapá homenageia Embrapa pelo ZEE
Ministro André Mendonça e sócios do Serur discutem segurança jurídica na indústria de pescados