Tesouro suspende contratação de crédito rural subsidiado após alta da Selic

Publicado em 07/02/2022 12:45

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Secretaria do Tesouro Nacional suspendeu temporariamente as contratações de crédito rural nas linhas subsidiadas do Plano Safra 2021/22, com a alta da taxa Selic colaborando para esgotar os recursos, informou nesta segunda-feira o Ministério da Economia.

A medida valerá a partir desta segunda-feira e deve se estender até o fim de fevereiro, disse o jornal Valor Econômico, que publicou mais cedo a informação.

"O governo entende a importância dessa questão e está trabalhando na busca pela sua solução", disse o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, após confirmar a notícia.

A suspensão temporária das contratações de crédito rural nas linhas subsidiadas ocorre após aumentos em sequência da taxa básica Selic, que elevaram os gastos do governo com a equalização dos juros nas operações de financiamento.

Isso fez com que os recursos para crédito subsidiado se esgotassem mais cedo que o previsto.

Segundo ofício do Ministério da Economia citado pelo jornal, o dinheiro alocado no orçamento deste ano tornou-se insuficiente para a subvenção, em meio à forte demanda por crédito rural.

Os produtores rurais brasileiros contrataram cerca de 160 bilhões de reais em crédito de julho a dezembro de 2021, alta de 30% na comparação anual, considerando todas as operações envolvidas no Plano Safra.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário