Aprosoja-MT debate PL 337/2022 que retira Mato Grosso da Amazônia legal

Publicado em 21/03/2022 17:39
Em visita na sede da entidade, o Deputado Federal ouviu da associação as demandas do setor produtivo

A diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) se reuniu nesta segunda-feira (21.03) com o Deputado Federal Neri Geller, para debater o Projeto de Lei 337/2022, que trata da proposta de retirada do estado de Mato Grosso da área denominada Amazônia Legal.

O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, apresentou para o parlamentar as demandas do setor, destacando a importância do debate sobre distorções trazidas pelo Código Florestal, especialmente para os produtores há anos instalados em municípios de bioma amazônia. O presidente reiterou o compromisso da entidade com a  preservação ambiental, mas salientou que é preciso olhar com carinho para os brasileiros que um dia estavam regulares em relação a legislação ambiental e no outro acordaram com um passivo, referindo-se a Lei 12.651 de 2012. Cadore complementa, ainda, dizendo que a preservação além dos limites legais deve ser uma escolha do produtor e que seus esforços precisam ser adequadamente remunerados por aqueles países que não tiveram o mesmo zelo pelo meio ambiente.

O projeto

O Projeto de Lei 337/22 exclui o estado de Mato Grosso da área da Amazônia Legal – conceito criado na década de 1950 para organizar o planejamento econômico do País, abrangendo 5,02 milhões de quilômetros quadrados distribuídos por nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: Aprosoja-MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa
Gestão de caixa e isenção de IR levam produtor de MT ao mercado financeiro
Mercado de olericultura aquecido impulsiona busca por soluções mecanizadas e produtividade
Motores YANMAR impulsionam o transporte fluvial na Amazônia