Montes toma posse no Ministério da Agricultura, defende continuidade da gestão

Publicado em 31/03/2022 17:34

SÃO PAULO (Reuters) - O novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, tomou posse da pasta nesta quinta-feira, em cerimônia com a ex-ministra Tereza Cristina, defendendo em seu discurso uma continuidade da gestão anterior no ministério.

Até há pouco secretário-executivo da pasta, ele disse que assumir um "time que está ganhando" é uma responsabilidade muito grande, mas pretende manter as políticas que vinham sendo executadas por Tereza Cristina.

"Tenho que manter", afirmou Montes, conforme discurso transmitido pela internet.

O ministro destacou a crise global de fertilizantes causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, citando que essa questão pode mexer com a estrutura mundial, em termos de segurança alimentar.

Neste contexto, ele lembrou que Tereza Cristina propôs a autoridades do órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) que os fertilizantes, assim como os alimentos, não podem ser afetados por sanções econômicas ou geopolíticas.

"Tereza propôs isso ao mundo e está correndo. Ontem ela cobrou a FAO... E isso vai acontecer com certeza absoluta", afirmou Montes.

Tereza Cristina deixou a pasta para concorrer nas eleições em outubro. Ela será candidata ao Senado pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

 

(Por Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV