José Ferreira Costa Neto assume presidência da Anater

Publicado em 12/04/2022 18:18
Novo presidente foi empossado pelo ministro Marcos Montes

O novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) tomou posse na tarde desta terça-feira (12), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). José Ferreira da Costa Neto foi empossado pelo ministro Marcos Montes, que desejou sucesso ao novo gestor na missão de levar conhecimento e capacitação aos produtores rurais brasileiros. 

A nomeação de Costa Neto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (8). Costa Neto estava à frente da Diretoria Administrativa, Financeira e Fiscalização (Diafi) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), desde fevereiro de 2019. Ele chegou a assumir a presidência interina da Conab em 2021, além de ser diretor de Gestão de Pessoas (Digep). Costa Neto assume no lugar de Ademar Silva Júnior, que estava na presidência da Anater desde o início de 2019.

 A ex-ministra e deputada federal Tereza Cristina participou da posse, além de secretários do Mapa e diretores da Anater.

No comando da Anater, o novo presidente disse que uma das prioridades é levar informações aos pequenos e médios produtores sobre como comercializar seus produtos. "A assistência técnica é muito específica. Sinto a necessidade do pequeno e médio produtor saber vender. Ele planta, colhe, mas não sabe como é a formação de um preço. Dentro da Ater, vamos tentar mostrar ao pequeno e médio produtor como se formam os preços, como vender e as inúmeras oportunidades existentes no mercado", disse na cerimônia. 

Natural do Rio Grande do Norte, José Ferreira da Costa Neto morou no Ceará, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Mudou-se para a capital do país em 2019.  Ao todo, são cerca de 37 anos dedicados ao agrobusiness, com expedições internacionais em países da América do Sul (Paraguai, Bolívia, Chile, Uruguai), além dos Estados Unidos da América (EUA) e da China. Foi também gerente regional da multinacional Cargill Agrícola S/A.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após atuação do Sistema FAEP, CMN prorroga prazo da restrição no crédito por regra ambiental
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China