Lista de maio dos produtos com direito a bônus do PGPAF é divulgada

Publicado em 10/05/2022 16:21
O agricultor familiar pode usar o bônus de desconto até o dia 9 de junho.

Já está disponível a relação dos produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (10). A relação é atualizada mensalmente. A lista entra em vigor em 10 de maio e tem validade até o dia 9 de junho. Foi incluído na atual lista de bonificação: a borracha no Maranhão.

A Companhia Nacional Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa, é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus. Ele é calculado com base no valor médio de mercado e descontado dos financiamentos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista manteve o bônus para o feijão caupi no Amapá, em Mato Grosso e no Tocantins, para o açaí no Acre. No caso da banana, permanece o bônus para Alagoas e Pernambuco. Já a juta/malva continua com bônus no Amazonas, e o maracujá, no Ceará. O cacau cultivado também segue com o bônus no Amazonas. 

O maior bônus concedido foi de 31,55%, para o maracujá, no Ceará, e o segundo maior foi concedido para o açaí (27,89%) no Acre, seguido do feijão caupi no Amapá, com 22,8%.

Dois estados deixarão de bonificar: o Amapá, para o produto açaí, e o Maranhão, para o feijão caupi.

O agricultor beneficiado pelo PGPAF utiliza o bônus como desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

>> Clique aqui e acesse a lista completa na portaria publicada no Diário Oficial.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas dos DIs disparam após reportagem sobre ligações entre Flávio Bolsonaro e Vorcaro
4º Congresso Abramilho recebe vice-presidente da República e debate crise de custos, biotecnologia e geopolítica do agronegócio
Safra de café robusta do Espírito Santo deve cair, diz Cooabriel
Alta de diesel e fertilizantes eleva custo de produção do açúcar e pressiona produtores
Safra de milho do Brasil ultrapassará em breve a de soja, diz presidente da Abramilho
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$1,439 bilhão em maio até dia 8, diz BC